26 de março – Dia do Cacau ou Dia do Chocolate!
O cacau é a principal matéria-prima para a produção do chocolate. Por isso, muitas pessoas também consideram o dia 26 de março como o Dia do Chocolate.
O cacau é um fruto típico da América Central e do Sul, mas também é amplamente encontrado em algumas regiões da África e Ásia. Atualmente, o Brasil assume o posto do quinto maior produtor de cacau do planeta, sendo que 95% da produção nacional é da Bahia.
Origem do Dia do Cacau
O Dia do Cacau foi instituído por um projeto de lei do deputado Athayde Armani, considerando o dia 26 de março a data comemorativa para discutir e encontrar soluções para os cacaueiros do Espírito Santo e da Bahia.
Para os apreciadores do produto final, vale lembrar que o dia 26 de março também comemora o Dia do Chocolate, o que pode transformar a data numa festa de sabores.
E como celebrar o Dia do Cacau? Além de comer muito chocolate (como é óbvio!) esta data também pode ser útil para debater (principalmente nas escolas) o papel econômico que o cacau representou para o país, em especial para a região sul da Bahia.
Origens do Cacau e do Chocolate
Nascido com a bebida preferida dos deuses maias, foi moeda para os astecas e, na Europa do século 19, se tornou barra, como conhecemos até hoje. Já alimentou o exército americano na Segunda Guerra e a ciência descobriu suas capacidades antidepressivas.
Pois nos últimos 3.500 anos, o chocolate, alimento feito à base de cacau já passou por quase todo tipo de forma, cor e sabor – bombom, oval, branco, amargo. É tanta polivalência que até uma versão inalável surgiu em 2009, e logo foi desaconselhada pelos ottorinolaringologistas brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO.