COMO VOCÊ AVALIA O PRIMEIRO ANO DO GOVERNO DE ANA PAULA???

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Câmara Municipal de Barro Preto tem mais de 50% de renovação, 4 reeleitos e alguns retornos. O que se pode esperar dos novos e velhos Edis?

As eleições de 2016, mostrou um certo descontentamento da população com o legislativo municipal, já que 5 dos 9 vereadores foram substituídos. Caras conhecidas retornaram as cadeiras, outras também conhecidas seguem firme.
Com as mudanças, a expectativa é que o legislativo se torne mais leve, mesmo levando em consideração o fato de alguns ex-vereadores terem retornado ao cargo público.
A tarefa de ofertar um possível progresso não será fácil, mas no meu ponto de vista; dá pra esperar coisas boas dos novos edis, assim como uma participação mais atuante dos que permanecem.
O Blog BP News, voltará a noticiar tudo que acontece em nossa cidade, e promete acompanhar cada passo dos nossos representantes, e para começar, ainda está semana, enviaremos um questionário para os nobres vereadores, com questões básicas sobre o município, afim de entender o que eles pretendem fazer para revigorar a saúde administrativa e o bem estar da comunidade, à medida que estes questionários forem sendo respondidos, publicaremos aqui, para assim começarmos o nosso trabalho de fiscalizar e cobrar de todos que nos representam; melhorias para o nosso povo, dentro de cada atribuição é claro.
Aproveitamos para parabenizar, cada um dos eleitos, e desejar toda sorte do mundo neste novo ciclo, a responsabilidade de vocês é muito grande.
Que Deus esteja a frente de suas decisões e que o maior beneficiado seja sempre o nosso povo.
Caso alguém se prontifique a ser o primeiro a responder, basta entrar em contato, de todo modo, enviaremos a todos, sem qualquer pretensão ou mesmo obrigação de resposta.

O que esperar de um vereador?

De quatro em quatro anos escolhemos o prefeito (a) e os vereadores (as) para nosso município. Essas eleições podemos dizer que são mais importantes do que a para presidente e governador, pois as eleições municipais referem-se ao local onde você mora, ou seja, as ações realizadas pelos seus candidatos afetarão você diretamente e com mais frequência. Segue algumas dicas para aqueles que não sabem o que um vereador faz ou tem que fazer e como escolher bem o seu candidato.
 Participe, confie.
 Há uma descrença da população com a classe política. É comum ouvirmos as pessoas afirmarem que político é tudo igual, ninguém faz nada... Dessa forma a cada eleição que passa são poucas as mudanças. Mas se acompanharmos de perto as questões políticas perceberemos que há alguns políticos que querem mudar.
Por isso é preciso que conheçamos a função de cada cargo político para podermos avaliar se o (a) candidato (a) que pede nosso voto tem condição de exercê-lo bem.

O papel do vereador

O papel do vereador é definido nas Constituições Federais e Estaduais e na Lei Orgânica dos municípios. O vereador é responsável por modificar as leis do município. Essa função chamamos de legislar, daí o nome Poder Legislativo. Vereador ou vereadora que é comprometido com seu mandato, procura sempre discutir seus Projetos de Lei com a população antes de apresentá-los em plenário. Nós enquanto cidadãos, temos que estar cobrando para que os projetos apresentados aos interesses da maioria.
O vereador também é um fiscalizador, que fiscaliza os atos do prefeito e da própria Câmara. Função muito importante, já que como representante do povo, ele tem que saber o que está sendo feito com o dinheiro público. Fiscalizar e denunciar qualquer ato que prejudique a população, assim está escrito no Art. 31 da CF.

Cuidado!


 Devemos ter cuidado com aqueles (as) vereadores (as) bonzinhos que “ajudam” os que precisam. A solidariedade é dever de todo cidadão. O que acontece é que alguns aproveitam da miséria do povo para se auto-promover, distribuem cesta básica, prometem emprego, dão um “jeitinho”, doam material de construção e outros benefícios. Geralmente legislam em causa própria ou de uma minoria. Não estão preocupados com mudanças sociais porque se alimentam da miséria do povo. 
 Isso acontece porque a maioria dos eleitores não fiscaliza o (a) vereador (a) que elegeu. Reclama muito, diz que depois de eleito o vereador sumiu e não fez nada. Esses eleitores cruzam os braços e acham que a solução é não votar em ninguém, mas pode até votar se algum candidato lhe der alguma coisa em troca de seu voto. Ser cidadão não se limita em apenas votar, Ser cidadão também tem que cobrar.