COMO VOCÊ AVALIA O PRIMEIRO ANO DO GOVERNO DE ANA PAULA???

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

BARRO PRETO: POPULAÇÃO NÃO COMPARECE A ENCONTRO REALIZADO PELO PT LOCAL


Deu para contar nos dedos o número de pessoas presentes na plenária realizada na manhã desta sexta-feira (15), em Barro Preto para o deputado estadual Zé Neto (PT).

Organizada pelo diretório municipal do Partido dos Trabalhadores no município, que tem à frente o sempre polêmico e impopular Santana, infelizmente, não teve a participação da população, nem tampouco de correligionários o que deixou desapontado o deputado Zé Neto.
Resta saber por que o povo não compareceu, seria uma retaliação ao novo presidente, ao deputado ou uma manobra da ex-prefeita que está "traumatizada" com a perda da presidência?

Porque será!?

ILHÉUS: POLÍCIA PRENDE HOMEM EM CASA UTILIZADA COMO DEPÓSITO DE DROGAS

Divulgação/ Polícia Civil
Um homem foi preso nesta quinta-feira (14), em uma casa utilizada como depósito de drogas, na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. O imóvel fica localizado no bairro Teotônio Vilela, na Rua Palmeira.

Uma denúncia anônima levou agentes da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Ilhéus) ao local. Ao chegar na residência, os policiais encontraram um homem, identificado como Uelio Santos Souza, além de duas malas com cerca de 45 kg de maconha e 2 kg de cocaína. Uma balança de precisão também foi apreendida.
Uelio foi autuado por tráfico de drogas e será levado para audiência de custódia nesta sexta-feira (15). O material apreendido foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
O delegado do Departamento de Polícia do Interior (Depin), Flávio Gois, disse que as investigações continuam, na tentativa de identificar outros integrantes da quadrilha.

EUNÁPOLIS: COLOMBIANO DESAPARECE, POLÍCIA INVESTIGA

Colombiano desapareceu em Eunápolis, cidade do sul da Bahia onde vive há cerca de quatro anos segundo informações da família (Foto: Imagem/TV Santa Cruz)
Um colombiano de 29 anos, identificado como Andrés Norbey Romero Zuluaga, desapareceu de Eunápolis, cidade do sul da Bahia. Segundo informações da Polícia Civil, que investiga o caso, o homem mora no município baiano com a família e sumiu na terça-feira (12). Na quarta-feira (13), a milher dele registrou o desaparecimento na delegacia do município.

À polícia, a mulher disse que o marido saiu de casa para visitar um cliente e não retornou para casa. Andrés mora na região sul da Bahia há quatro anos. A esposa dele chegou ao estado há dois. O casal tem duas filhas, de dois e nove anos.
A polícia informou que quem tiver informações sobre o colombiano deve ligar para o telefone: 73 9-8196 - 3666.

ENTRADAS SEMANAIS DE CACAU DA BAHIA PASSAM DE 50 MIL SACAS


As entradas de cacau em grão da Bahia, finalmente, conseguiram retornar para acima do marco de 50 mil sacas, bem mais tarde do que esperado. No período de 27 de novembro a 3 de dezembro, os recebimentos do estado somaram 52.661 sacas de 60 quilos. No acumulado, o estado alcançou o número de 1.031.174 sacas. Segundo o analista de mercado e especialista na commodity cacau, Thomas Hartmann, com esse movimento, é possível que o começo do declínio do volume nas entradas, previsto para a segunda quinzena de dezembro, também venha a ser postergado. “As próximas semanas mostrarão”, atesta. Nos outros estados produtores, a evolução das entradas de cacau segue no seu ritmo normal. No período citado, os recebimentos desses estados somaram 15.931 sacas. No acumulado eles têm 762.126. 

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

BARRO PRETO: CHUVA FORTE E EM GRANDE VOLUME PROVOCA ALAGAMENTOS

A imagem pode conter: árvore e atividades ao ar livre
As chuvas fortes atingiram ontem à tarde (12), a cidade de Barro Preto, no sul da Bahia, provocaram diversos alagamentos por toda cidade. De acordo com o Secretário de Administração, Adriano Clementino, apesar dos estragos, não houve desalojados e nem feridos, no intervalo de meia hora, choveram cerca de 40 milímetros, muito mais do que o previsto pelo site climatempo para todo o dia, de 4 mm. "Foi uma chuva torrencial, muita água em pouco tempo", afirmou o secretário.

Foram diversas casas e lojas alagadas pela cidade, principalmente nos bairros do Centro, onde é a parte baixa da cidade.
Segundo previsão do site Climatempo, é de mais chuva e num volume até maior, cerca de  41 milímetros de chuva nesta quarta-feira (13), e o tempo chuvoso deve se estender até o fim de semana, com chuvas numa menor intensidade.
O secretário informou ao BP NEWS que as equipes da prefeitura continuam nas ruas trabalhando em medidas preventivas, como limpeza de bueiros e retirada de areia, para evitar novos alagamentos.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre e água

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: atividades ao ar livre e água

ASSALTADO ÔNIBUS DA ROTA PRÓXIMO AO CAJUEIRO DE IBICARAÍ


Um ônibus da Rota, que fazia a linha Itabuna/Vitória da Conquista, foi alvo da ação de bandidos na tarde desta terça-feira (12). Testemunhas relataram que os criminosos entraram no veículo em Itabuna, como se fossem passageiros normais. Logo após, anunciaram o assalto. Os passageiros viveram momentos de terror, diante das ameaças dos assaltantes, que estavam armados e muito agressivos. As vítimas foram saqueadas e estão em estado de choque. Os criminosos desceram em Cajueiro de Ibicaraí. A polícia foi acionada e localizou o bandidos. São eles: Paulo Henrique, morador do bairro Conceição, Tawan Santos Jesus, (Macaco), residente no São Pedro (ambos de Itabuna) e um terceiro, ainda não identificado, de Ibicaraí. A polícia informou que os acusados agem sempre com o suporte de um veículo. O carro usado no crime de hoje à tarde, por exemplo, foi um Celta prata, de placas OQP-2406. O outro automóvel é um Pálio de cor vermelha, visto em outras ações.

LADRÕES DE GADO SÃO PRESOS NA BAHIA E LEVADOS PARA MINAS GERAIS


Preso pela Policia Civil, acusado de roubo de gado na região entre a Bahia e Minas Gerais, Diego de Almeida Souza (Diegão), foi transferido para um Presídio Estadual de Minas Gerais. Diegão foi preso em cumprimento a um mandado de Prisão Expedido pela Justiça de Pedra Azul MG. Policiais Civis da 21ª Coorpin, comandados pelo delegado Roberto Júnior, policiais do Draco e da Policia Civil de Pedra Azul–MG, efetuaram a prisão dos bandidos em Itambé. Durante a operação, foi preso Mauricio Santos Ferraz (Mauricinho), com várias armas na Fazenda Jibóia. A dupla está à Disposição da Justiça

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

BELO CAMPO: MULHER MORRE APÓS RECEBER DESCARGA ELÉTRICA ENQUANTO ESTENDIA ROUPAS

Ivete Ferraz morreu após o varal de roupa cair em uma fiação elétrica - Foto: Reprodução | Blog do AndersonUma mulher morreu após receber uma descarga elétrica enquanto estendia roupa, no município de Belo Campo, localizado no sudoeste da Bahia.
De acordo com informações, a vítima, identificada como Ivete Ferraz, pendurava as roupas quando o varal rompeu e tocou na fiação da bomba d’água. Ela morreu no local.
Ainda segundo a Polícia Militar, chovia bastante no momento do incidente e a vítima estava com o corpo molhado. Uma criança que estava na residência também recebeu o choque elétrico, mas com menor intensidade. Não há detalhes sobre o estado de saúde do menor.
O corpo da mulher foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista.

BAHIA: ATAQUE A BANCOS TEVE REDUÇÃO DE 9,1% DE JANEIRO A OUTUBRO

As explosões a caixas eletrônicos são, atualmente, a modalidade mais utilizada pelos criminosos no estado - Foto: Margarida Neide | Ag. A TARDE | 20.06.2017
A desarticulação de nove quadrilhas envolvidas em ataques a instituições bancárias na Bahia e um trabalho conjunto entre as forças policiais são apontadas como fatores que influenciaram na redução de 9,1% no número de ataques a bancos no estado, entre janeiro e outubro deste ano, em relação ao mesmo período de 2016. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP). 

Ao considerar os anos anteriores, no entanto, as ações criminosas se intensificaram nos últimos dois meses de 2017. Entre 2 e 7 de dezembro, foram registrados  oito ataques com explosões em cofres e terminais eletrônicos. Foram alvo dos criminosos agências de Camamu, Malhada, Araci e distrito de Pilar, no município de Jaguarari.
Na soma geral, de acordo com informações disponibilizadas pela SSP, nos dez primeiros meses do ano passado foram registrados 88 ataques. Já em 2017, considerando o mesmo período, o número foi de 80. A redução foi ainda maior se comparado o ano de 2015 e 2016, caindo de 252 para 115.
Na região oeste da Bahia, os números tiveram um impacto significativo entre janeiro e outubro, passando de 12 casos em 2016 para duas ocorrências em 2017, registrando uma redução de 85,7%.
Tivemos um aumento de 1,4% das prisões, 72,2% nos óbitos de membros de quadrilhas que resistiram à ação da polícia e 80% de aumento na desarticulação de quadrilhas

Impacto
Diretor do Draco na Bahia, o delegado Marcelo Sansão disse que a prisão de 75 pessoas ligadas às quadrilhas de ataques a bancos no estado influenciou positivamente na redução de ocorrências.
“De janeiro a outubro, tivemos um aumento de 1,4% das prisões, 72,2% nos óbitos de membros de quadrilhas que resistiram à ação da polícia e 80% de aumento na desarticulação de quadrilhas em relação ao mesmo período de 2016”, revelou.
Ainda de acordo com as informações do delegado,  no ano passado foram desarticuladas cinco quadrilhas que agiam no ataque a bancos.
Ele destacou, também,  que, nos dez  primeiros meses do ano, o resultado do trabalho articulado entre as polícias no estado e de outras unidades da federação resultou em um aumento de 82,5% sobre o número de armas apreendidas com quadrilhas especializadas neste tipo de crime, passando de 40, em 2016, para 73; em 2017, o que, segundo ele, também influenciou na redução dos ataques.

ILHÉUS: CIPPA APREENDE MAIS DE 110 QUILOS DE MACONHA


Mais de 110 quilos de maconha foram apreendidos, por equipes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) da PM, em Ilhéus. Os policiais chegaram até o imóvel, após uma denúncia anônima de armazenamento de pássaros silvestres. O flagrante ocorreu na rua Napoleão Laureano, no Alto do Teresópolis, em um apartamento. A princípio a denúncia falava sobre um suposto cativeiro de pássaros silvestres, mas no imóvel, que estava vazio no momento da abordagem, foram encontrados os tabletes de maconha prensada. A polícia agora tenta localizar o dono do imóvel. Esse flagrante mostra como as quadrilhas agem em diversos ramos ilegais. Sabemos que, infelizmente, com a chegada da alta estação o fluxo de drogas aumenta, pois o consumo cresce. Estamos atentos e trabalhando neste combate. A tropa está de parabéns, afirmou o comandante de Operações da PM, coronel Paulo Uzêda. 

PETROBRAS ANUNCIA NOVO AUMENTO NO PREÇO DA GASOLINA


A Petrobras anunciou um novo reajuste para os combustíveis, com aumento de 1,40% no preço da gasolina nas refinarias e alta de 1,80% no do diesel. Os novos valores valem a partir da terça-feira(12). 

A nova política de revisão de preços foi divulgada pela petroleira no dia 30 de junho. Com o novo modelo, a Petrobras espera acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concorrência de importadores.
Em vez de esperar um mês para ajustar seus preços, a Petrobras agora avalia todas as condições do mercado para se adaptar, o que pode acontecer diariamente.
Além da concorrência, na decisão de revisão de preços, pesam as informações sobre o câmbio e as cotações internacionais.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

ITABUNA: CRIANÇA É ATACADA POR CAPIVARA NO CENTRO DE ITABUNA


Na semana passada uma criança anos foi atacada por uma capivara na Beira Rio, no centro de Itabuna. A criança foi levada para um hospital e a mãe relatou a situação na rede social. É normal encontrar capivaras na localidade, recentemente uma estava chamando atenção, pois ficava amamentando seus filhotes. A capivara é um animal herbívoro – come apenas plantas – e geralmente não apresenta comportamento violento. O especialista acredita que o comportamento do animal pode ter sido resultado de alguma situação de estresse que foi submetido. O analista ainda alerta que não se deve tentar alimentar ou domesticar animais silvestres e, que, caso alguém encontre um animal deste tipo, deve acionar imediatamente a Polícia Ambiental ou o Corpo de Bombeiros. 

ITAPETINGA: JOVEM MATA O PAI APÓS ELE SE NEGAR A RECONHECER PATERNIDADE

Resultado de imagem para jovem mata o pai em itapetinga
O fato de não ser assumido como filho motivou Gabriel de Souza Lima, 22 anos, a matar Edetor Pires Vieira, 74, na cidade de Itapetinga, no Sudoeste do estado. O crime aconteceu no dia 2, mas o rapaz só foi preso na Rodoviária da cidade, na madrugada deste domingo (10). A Justiça já havia expedido um mandado de prisão contra ele.Durante depoimento na sede da 21ª Coordenaria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Itapetinga, Gabriel disse que há três anos descobriu ser filho de Edetor, popularmente conhecido como Índio, e que no dia do crime foi até a residência do pai para pedir que fosse reconhecido.Segundo a assessoria da Secretaria da Segurança Pública (SSP), ele contou sobre uma discussão e que ele deu um empurrão em Índio, derrubando-o no chão. Quando a vítima se levantou, segundo Gabriel, o ameaçou de morte. Nesse momento, o jovem pegou uma faca na cozinha e acertou a vítima por várias vezes.

domingo, 10 de dezembro de 2017

PROJETO AJUDA MANTER JOVENS AGRICULTORES EM SEUS LOCAIS DE ORIGEM


O jovem Robenilson dos Santos, 21 anos, cultiva banana e graviola juntamente com sua família, no município de Presidente Tancredo Neves (a 251 km de Salvador), no Baixo Sul da Bahia. Há três anos, o produtor rural concluía sua formação na Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), instituição que há 15 anos trabalha para que estudantes do Baixo Sul baiano tenham acesso a uma educação contextualizada a realidade em que vivem, o que contribui para o crescimento profissional. Fixar as pessoas em seus loais de origem é um eixo da sustentabiliade.

“Hoje penso no futuro com uma visão diferente. Tenho o desejo de manter minha propriedade rural sustentável, como um exemplo, e quero permanecer no campo com qualidade de vida”, afirma Robenilson, que hoje garante uma renda média mensal de R$ 2.500 apenas com esses cultivos.
A CFR-PTN, que tem apoio da Fundação Odebrecht, oferece o Ensino Médio integrado ao Técnico em Agropecuária e utiliza a Pedagogia da Alternância, sistema no qual os alunos alternam uma semana na escola em período integral (com aulas práticas e teóricas) e duas na propriedade da família, onde os novos conhecimentos. O itinerário formativo desta unidade de ensino desafia os estudantes a aliar conhecimento tradicional a novas tecnologias para ampliar a visão empresarial e de sustentabilidade no meio rural.  
No total, 296 jovens concluíram a capacitação nesta Casa Familiar, que já soma 100 comunidades atendidas e mais de 2.000 pessoas impactadas diretamente e 30 mil indiretamente. Atualmente, 110 alunos são beneficiados. “Promover uma formação cidadã, preocupada em servir a outras pessoas das comunidades e melhorar a qualidade de vida dos agricultores. Esse é o nosso maior patrimônio”, destaca o diretor da CFR-PTN Quionei Araújo. 

Cultura da sustentabilidade 
Também apoiada por parceiros como Braskem, Mitsubishi Corporation e Embrapa, a CFR-PTN integra o Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), fomentado pela Fundação Odebrecht, e é uma das escolas associadas à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) por trabalhar pelos valores e desenvolvimento da cultura da sustentabilidade e da paz. Ao longo de sua trajetória, recebeu prêmios como o de Tecnologia Social do Banco do Brasil e foi reconhecida como promotora do desenvolvimento sustentável pelo Itaú Social.
Ivanete Santos, 29 anos, também é formada pela instituição de ensino e hoje atua como educadora na CFR-PTN. Sua rotina alia ministrar aulas de geografia e de matérias da base técnica, como solo e cultivo do milho, com visitas às propriedades dos alunos. “Em um dia, oriento de três a quatro famílias. A parte mais gratificante deste trabalho é o reconhecimento por parte delas. Consigo acompanhar de perto a mudança de comportamento e valores dos jovens, que se tornam mais responsáveis e passam a ter objetivos de vida, se sentem valorizados e enxergam um futuro no trabalho rural”, ressalta.
O foco é a educação para a vida, fornecendo ferramentas que permitem o surgimento de uma nova geração de empresários rurais.
“Tenho o conhecimento como fonte para a melhoria de vida da minha família e comunidade, pois tudo o que aprendo repasso para outros pequenos produtores”, afirma Gustavo Nascimento, 15 anos, que está apenas no primeiro ano de formação.  

2017 TERMINA COM CRESCIMENTO NOS REPASSES DE RECURSOS PARA OS MUNICÍPIOS, APONTA CNM.


Foi   creditado    nesta 
sexta-feira, 8 de dezembro, nas contas de todas as prefeituras brasileiras, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 1º decêndio deste mês. O montante será de R$ 2.807.005.606,28, já descontada a dedução do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). De acordo com o levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com base nos dados do FPM, o 1º decêndio de dezembro de 2017, quando comparado com o mesmo decêndio de 2016, apresenta aumento de 10,3% em termos nominais, ou seja, sem considerar os efeitos da inflação. Por sua vez, o valor real do repasse do 1º decêndio de dezembro em relação ao mesmo período de 2016 apresentou aumento de 7,92 % levando em conta as consequências da inflação. Barro Preto recebeu até o dia de hoje o montante líquido de R$ 916.480,27.

A CNM destaca também que o montante do FPM repassado ao longo de 2017 até o momento totaliza R$ 89,743 bilhões. Esse valor corresponde a um aumento de 8,57% em relação ao que foi transferido aos Municípios no mesmo período do ano anterior, sem considerar os efeitos da inflação. 
REPASSE EXTRA
No mês de novembro, as cidades brasileiras conquistaram, durante a mobilização promovida pela CNM denominada Não Deixe os Municípios Afundarem, um aporte financeiro no valor de R$ 2 bilhões que será repassado ainda neste mês de dezembro.
A entidade entende ser necessário realizar um planejamento sério e abrangente para o curto prazo, como também, para o futuro e reestruturação dos compromissos financeiros das prefeituras para que seja possível fechar as contas não deixar Restos a Pagar (RAP).