COMO VOCÊ AVALIA O PRIMEIRO ANO DO GOVERNO DE ANA PAULA???

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

DEPUTADOS APROVAM FIM DAS COLIGAÇÕES, MAS SÓ A PARTIR DE 2020

Resultado de imagem para DEPUTADOS APROVAM FIM DAS COLIGAÇÕESOs deputados aprovaram na noite desta quarta-feira (20), com 348 votos a favor, o adiamento do fim das coligações partidárias para eleições proporcionais (vereadores e deputados) para a eleição de 2020. Eram necessários 308 votos, por se tratar de uma proposta de emenda à Constituição (PEC). Apenas 87 votaram contra. Assim, os deputados federais e estaduais terão ainda mais um pleito, o de 2018, com as coligações mantidas, o que facilita a eleição dos candidatos menos votados. Já os vereadores não tiveram a mesma “sorte” - ficam submetidos ao novo conjunto de regras já no próximo pleito, daqui a três anos. Pelo texto aprovado na comissão especial, de autoria da deputada Shéridan (PSDB-RR), o fim das coligações valeria a partir do ano que vem, mas um destaque do PPS permitiu empurrar a mudança para o pleito de 2020. No caso dos deputados estaduais e federais a regra, se passar, só valerá em 2022.

395 PREFEITURAS BAIANAS TEM 30 MIL FUNCIONÁRIOS COM MAIS DE UM EMPREGO

Resultado de imagem para ELIAS DO GOGÓ
Vereador Elias do Gogó
Por recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) cruzou os dados de todos os servidores federais, estaduais e dos 417 municípios baianos. Deu um bom caldo. Em 395 prefeituras foram registrados 30 mil servidores com mais de um vínculo. Só na Secretaria de Saúde de Salvador, dos 11 mil funcionários, 1,7 mil estão sob investigação. Diz o secretário José Antônio Rodrigues estar absolutamente tranquilo porque há três anos a Secretaria de Saúde implantou o ponto biométrico, o que dificulta faltas.
É óbvio que os casos ainda estão sendo investigados, mas em uma rápida observada da documentação dá para ver que alguns casos são bastante instigantes. Um desses casos é de um médico que trabalha na Saúde em Salvador e é atendente de recepção no Tribunal de Justiça, pelo menos, conforme os registros. Mas certamente que no bolo há alguns fantasminhas. Há servidores com vínculos em municípios distantes entre si como Salvador e Barreiras, ou Juazeiro, ou Coaraci, ou Itaberaba, ou Petrolândia, em Pernambuco. Também há um que é motorista em Salvador, chefe de divisão em Feira de Santana e coordenador de contabilidade e análise estatística em Amélia Rodrigues. Ou o motorista em Salvador, Feira e Conceição do Jacuípe. Mas a cereja do bolo entre os 1,7 mil da Secretaria de Saúde de Salvador é Elias Silva Nascimento, o Elias do Gogó (foto). Ele aparece como motorista em Salvador e motorista em Cruz das Almas, onde também é vereador do Solidariedade. Elias faz o seu lastro eleitoral transportando doentes em ambulâncias de Cruz para os hospitais de Salvador e vice-versa. Vai ter que se explicar.

GOVERNO FEDERAL ESTUDA ACABAR COM O HORÁRIO DE VERÃO

Resultado de imagem para horario de verão
O governo estuda acabar com o horário de verão. O assunto está em avaliação na Casa Civil e caberá ao presidente Michel Temer bater o martelo. A intenção da equipe envolvida nas discussões é decidir sobre o tema nas próximas semanas, já que o próximo período de vigência do horário diferenciado está previsto para começar em outubro até fevereiro. O horário de verão foi criado com o objetivo de economizar energia elétrica durante o período em que está em vigor. Um estudo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e do Ministério de Minas e Energia concluiu, no entanto, que essa política pública traz efeitos “ próximos à neutralidade” com relação à economia de energia elétrica. Ou seja, o principal objetivo da medida, economizar eletricidade, não é mais atingido.

Foi a partir daí que o assunto passou a ser analisado por outros entes do governo. A avaliação é de que o período em que a maior parte do país adianta o relógio em uma hora já faz parte dos costumes e da cultura do brasileiro. Por isso, a decisão que vier a ser tomada levará em conta também esses aspectos, além da capacidade de economizar energia. Entre os técnicos que defendem a medida dentro do governo, o argumento é de que o horário pode ser positivo para setores como comércio e turismo, apesar do pouco impacto na economia de energia. Isso porque as pessoas têm mais uma hora para consumir, o que seria benéfico para empresas desses setores econômicos. A Casa Civil informou que foi criado um grupo de trabalho especialmente dedicado a analisar a eficácia do horário de verão, após a conclusão dos estudos técnicos. 

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

TRABALHADORES DOS CORREIOS ESTÃO EM GREVE NA BAHIA

Resultado de imagem para correios em greve
Desde as 22h desta terça-feira (19), trabalhadores em Correios do Estado da Bahia entraram em greve por tempo indeterminado. A categoria entrou em estado de greve logo após o fim da assembleia promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos no Estado da Bahia.

Na manhã desta quarta-feira (20), os trabalhadores realizaram uma manifestação em frente ao prédio Central da Pituba para discutir o andamento do movimento grevista. Além da Bahia, a paralisação atinge outros 19 estados e o Distrito Federal, de acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect).
Segundo o sindicato baiano, no primeiro dia de greve mais de 80% dos trabalhadores de Salvador e do interior aderiram ao movimento nacional em todo estado. Enquanto isso, o Comando Nacional de Mobilização e Negociação (CNMN) vai permanecer em Brasília para negociar com a estatal.
Na Bahia, os funcionários afirmam que desde julho não conseguem entrar em acordo com os Correios e reivindicam reajuste salarial e melhorias em benefícios.
Procurados pelo reportagem, os Correios informaram que a paralisação foi aderida por algumas entidades da categoria, “não afeta os serviços de atendimento da empresa”. Segundo a estatal, todas as agências, inclusive as dos estados que aderiram a greve, estão abertas e com todos os serviços disponíveis.
“Os Correios informam que o movimento está concentrado na área de distribuição — levantamento parcial realizado na manhã de hoje (20) mostra que 93,17% do efetivo total dos Correios no Brasil estão presentes e trabalhando — o que corresponde a 101.161 empregados, número apurado por meio de sistema eletrônico de presença”, disse a empresa em nota à imprensa. 

BARRO PRETO: CRISE FINANCEIRA NOS MUNICÍPIOS SERÁ TEMA DE ENCONTRO PROMOVIDO PELA AMURC


A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, sentado e área internaA prefeita de Barro Preto, Ana Paula, se fará presente no encontro onde o tema principal será, o enfrentamento à terrível crise financeira nos municípios, juntamente com os prefeitos associados à Amurc (Associação dos Municípios da Região Cacaueira), que acontecerá nesta quinta-feira, 21, na sede da entidade, em Itabuna. O consultor da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), Eduardo Strans estará apresentando informações e alternativas para o enfrentamento às graves dificuldades financeiras, com a queda brutal nos repasses de recursos por parte dos governos federal e estadual, que hoje, é uma realidade em todos os municípios do Brasil. A prefeita Ana Paula buscará outras alternativas para enfrentamento da crise financeira, inclusive, partilhando as medidas adotadas no município para diminuir as sequelas causadas, não permitindo que a população sofra com a escassez de recursos.

Será apresentada a pauta prioritária da entidade municipalista no Congresso Nacional, possíveis recursos até o final do ano do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Aliado a isso, o novo Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) – os preparativos para o recebimento dos recursos a partir de janeiro de 2018 e ações judiciais promovidas pela CNM para a busca de recursos da União devido aos municípios. 
 "A minha gestão administrativa não tem medido esforços para conseguir normalizar seu quadro financeiro, que foi bastante afetado pela brutal queda na arrecadação. Iniciei enfrentando a crise cortando "na carne", quando diminui o meu salário, o do vice-prefeito, dos secretários e dos cargos comissionados em 20%. Além disso, estamos revendo contratos, enxugando ao máximo a folha de pessoal e diminuindo os gastos com materiais, para que, continuemos a oferecer um serviço de qualidade à nossa população", afirmou a prefeita Ana Paula.

terça-feira, 19 de setembro de 2017

CRISE RESTRINGE ACESSO DE BAIANOS A FINANCIAMENTO

BNDES aponta queda de 60% dos desembolsos do seu cartão este ano - Foto: Paulo Vitor | Estadão Conteúdo
O  micro ou pequeno empreendedor baiano que estiver pensando em tocar um novo projeto na empresa, contando com dinheiro de empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pode encontrar dificuldades para obter o financiamento via bancos que tradicionalmente fazem o repasse dos recursos. Diante da crise e do consequente aumento da inadimplência, as instituições financeiras vêm ampliando as exigências para liberação de crédito, principalmente no caso das linhas do cartão BNDES, de juros mais baixos.

É o que alega o BNDES entre os motivos apontados, além do próprio efeito crise, para a queda de 60% dos desembolsos do cartão BNDES para micro, pequenas e médias empresas, somente nos cinco primeiros meses do ano. De R$ 2,84 bilhões caiu para R$ 1,15 bilhão em todo o país. Os bancos estariam evitando liberar recursos do BNDES para não arcar com os riscos da operação, já que o BNDES, como fonte de recursos, não dá garantias aos agentes de repasse para os prejuízos em caso de calote.
Resultado: ao procurar um banco, o empreendedor acaba sendo estimulado a pegar linhas com taxas mais altas, diretamente oferecidas pelas instituições. No contra-ataque, o banco estatal até lançou um novo sistema de aprovação automática de operações do banco, chamado de BNDES Online. "A plataforma conecta os processos automatizados dos agentes financeiros aos do BNDES, proporcionando às operações indiretas ganhos de eficiência, celeridade e segurança", afirma a instituição, em seu site.

MARIPOSAS INVADEM CIDADE E INCOMODAM MORADORES.

Mariposas invadiram cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia (Foto: Reprodução/ TV Santa Cruz)
Há cerca de duas semanas, as mariposas invadiram diversos pontos da cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, e têm incomodado moradores. Apesar de não causar danos à saúde, os insetos infestaram locais de convivência e acabam atrapalhando a vida de muita gente.

O campus da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) é um dos locais infestados pelas mariposas, principalmente próximo aos refletores, já que elas são atraídas pela luz. Os insetos também estão em palmeiras e na grama, dando mais trabalho para quem cuida da limpeza. “Tem bastante e, a cada dia que passa, surge mais”, reclama o estudante Davi Lima.
Os animais também invadiram uma arena de esportes particular da cidade e deixaram os treinos mais difíceis. “Apareceu uma, duas, e quando menos percebeu, estava alastrado. É um incômodo chato trabalhar assim”, conta o educador físico Naldo Gois.
O coordenador do Programa Fitossanitário de Controle da Lagarta Parda da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf), Paulo Andrade, diz que as mariposas podem ter aparecido porque algum produtor rural deixou de fazer o combate da praga. “Temos muitas lavouras e, provavelmente, foi algum foco não identificado que se multiplicou”, explica.
Ele afirma que o inseto geralmente não causa reações à saude das pessoas. “As escamas podem manifestar alguma coceira, mas em geral, não é uma espécie para causar alergia”, justifica.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA ABRE CONCURSO PARA PROFESSOR, SALÁRIOS CHEGAM A R$10 MIL.

Universidade Federal do Sul da Bahia tem inscrições abertas para concurso para professor. (Foto:  Divulgação/ UFSB)
Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) está com inscrições abertas para concurso com vagas para professor adjunto e professor assistente. São oferecidas, ao todo, 57 vagas, com salários de até R$ 10 mil.

As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de outubro, exclusivamente pela internet. A taxa de inscrição é de R$ 280. Os candidatos de baixa renda podem solicitar isenção do valor.
O processo seletivo será realizado em três etapas. Na primeira, ocorre a prova escrita, prevista para o dia 5 de novembro. Na segunda etapa, será realizada a prova de títulos e de proposta acadêmica, de 27 de novembro a 1º de dezembro. Já na terceira e última etapa ocorrem as provas orais, previstas para serem realizadas de 11 a 12 de dezembro.
Todas as etapas são de caráter eliminatório e classificatório. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser acessadas no edital.

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

BARRO PRETO: COM O PMDB BAIANO À DERIVA, GOVERNO DO ESTADO FAZ NOVA INVESTIDA PELO APOIO DA PREFEITA ANA PAULA

anapppppp
A prefeita de Barro Preto, Ana Paula (PMDB), recebeu na última semana a visita do ex-prefeito de Serrinha, Osni Cardoso (PT). O mesmo é mais um enviado do QG do Palácio de Ondina, que tenta articular o apoio da prefeita à reeleição do governador Rui Costa (PT) e ainda obter o apoio para sua candidatura a deputado federal.
Anteriormente a prefeita já tinha recebido alguns emissários do governo do estado que vieram conhecer o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Conceição, ao qual, já foi solicitado a liberação de verba para reforma junto ao governo do estado. 
A prefeita levou Osni para conhecer o mercado municipal e apresentou a demanda de uma grande reforma no local. O petista solicitou um projeto para apresentar ao governador Rui Costa. 
Ouvindo alguns interlocutores da prefeita comenta-se as diversas possibilidades, onde a prefeita poderá desembarcar tanto na oposição quanto no apoio ao governo atual, mas, para que, principalmente aconteça o apoio a reeleição ao governador será necessário o atendimento das solicitações entregues no recente encontro com o Governador Rui Costa. 
A prefeita foi questionada sobre o assunto, mas foi enigmática: “Nesse momento a prioridade é administrar, sobretudo neste momento de queda de arrecadação a eleição ainda será em 2018”.

BRASIL REGISTRA 1 ESTUPRO A CADA 11 MINUTOS

Resultado de imagem para ESTUPRO
Mais um caso de estupro de vulnerável chamou atenção na última semana. Uma menina de 11 anos, violentada pelo próprio padrasto, engravidou e deu à luz o bebê no último sábado, em João Pessoa. A gestação só foi descoberta no quinto mês, quando a menina começou a passar mal e foi levada pela avó ao posto de saúde. A história da garota se repete em todo o país. De acordo com dados mais recentes, de 2014, um estupro acontece a cada 11 minutos no Brasil — 69,9% das vítimas têm até 19 anos. A psicóloga Alessandra Araújo afirma que a violência contra o vulnerável causa, muitas vezes, sofrimento em toda a família. “Há uma culpabilização mútua que só atrapalha a solucionar os problemas que foram causados por esse abuso”, afirma. Segundo a especialista, a criança sofre também por ter a inocência violada por uma pessoa que ela tem respeito, carinho e amor. “Na maioria dos casos, a criança permite que um pai, um tio, um irmão a abuse sexualmente porque esse abusador mostra isso como uma demonstração de carinho”, comenta.

domingo, 17 de setembro de 2017

ITAGIMIRIM: AGÊNCIA DO BRADESCO É EXPLODIDA


Na madrugada deste sábado (16), uma agência bancária do Banco Bradesco ficou destruída após ser explodida por um grupo de criminosos em Itagimirim, sul da Bahia, de acordo com a Polícia Civil.

Toda a ação dos suspeitos aconteceu por volta das 1h50. Cerca de nove homens chegaram no local e explodiram caixas eletrônicos da agência. A fuga dos criminosos foi pela BR-101, sentido Eunápolis.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para fazer perícia no local. A identidade dos autores ainda é desconhecida e ninguém foi preso até o momento.

PRIMAVERA FEST PROMETE AGITAR BARRO PRETO