COMO VOCÊ AVALIA O PRIMEIRO ANO DO GOVERNO DE ANA PAULA???

sábado, 8 de abril de 2017

FESTAS EM BARRO PRETO !!!


HOJE É DIA DE CAVALGADA!!!!

DIA 16 DE ABRIL - A FESTA DA CIDADE

PEDOFILIA


Um advogado foi preso em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, suspeito de estuprar as duas filhas, de 11 e 12 anos. De acordo com a Polícia Civil, a prisão ocorreu nessa semana, após comprovação obtida por laudo que atesta a violação dos órgãos genitais das garotas.Segundo a polícia, o crime foi descoberto após a professora das crianças ler uma redação em que uma delas se declarou infeliz. A professora estranhou o relato, avisou à direção da unidade escolar, que comunicou o Conselho Tutelar. Em seguida, o órgão fez a denúncia à polícia, que investigou o caso e constatou os abusos.
Ainda de acordo com a polícia, o advogado informou que as filhas moram com ele e que a mãe delas não participa da criação das meninas. As vítimas estão sob cuidados de uma família acolhedora. Já o suspeito, está no Conjunto Penal de Vitória da Conquista.

ELEIÇÃO

BARRO PRETO: JUSTIÇA ELEITORAL VAI REPROCESSAR VOTOS

A briga pelo poder continua, após as eleições de 2016, a vereadora Raimunda Farias, e o Suplente Jhonatas Guimarães buscam na justiça, o direito oficial de assumir o pleito ano de 2017. 
A zona eleitoral de Itajuípe 136,fará o reprocessamento dos votos para o cargo de vereador em Barro Preto. O trabalho será feito na próxima segunda-feira (10), a partir das 10h, no cartório eleitoral.
Segundo o juiz Luiz Sérgio Vieira, o reprocessamento é necessário porque o Tribunal Regional Eleitoral indeferiu o registro de Lia de Juraci (PP), que tinha sido eleita com 230 votos.
Após o reprocessamento o juiz Luiz Sérgio Vieira irá julgar se Lia continua, ou o suplente Jônatas (PT), será considerado eleito e empossado como vereador da cidade. 









Enviar por e-ma

GEDDEL QUER LÚCIO VICE NA CHAPA DE ACM NETO EM 2018

Geddel Vieira Lima ex-ministro do governo Temer, tem trabalhado intensamente nos bastidores entre Brasília e principalmente em Salvador para emplacar o irmão, deputado federal Lúcio Vieira Lima, como candidato a vice-governador na chapa do atual prefeito de Salvador, ACM Neto em 2018. Assim, Geddel tentaria uma vaga na Câmara. para isso, falta, segundo nos informou uma fonte muito próxima dos Vieira Lima, ACM Neto topar, além de Lúcio sair vivo da Lava Jato.
Lúcio negou a informação.

FEIRA E CONQUISTA ENTRE AS CIDADES MAIS VIOLENTAS DO MUNDO



Feira de Santana, no Portal do Sertão, e Vitória da Conquista, no sudoeste, estão entre as 50 mais violentas do mundo. Feira ocupa a 15ª posição (60,23 homicídios/100 mil hab)  e Conquista vem em seguida, na 16ª (60,10 homicídios/100 mil hab). 

Os dados são da ONG mexicana  Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal e foram divulgados nesta quinta-feira (6). Salvador, junto com a região metropolitana, aparece três casas depois, na 19ª colocação (54,71 homicídios/100 mil hab).
O Brasil é o país com mais cidades no ranking, 19 ao todo, sendo as mais violentas, Natal (RN) na 10ª posição, Belém (PA) na 11ª e Aracaju (SE) na 12ª.
Conforme a ONG, o estudo avalia dados de violência em cidades com mais de 300 mil habitantes. No topo da pesquisa, aparecem Caracas (Venezuela), Acapulco (México) e San Pedro Sula (Honduras).

EMPRESÁRIO BALEADO DURANTE TENTATIVA DE ASSALTO EM ITABUNA

O comerciante Alberto Alves Silva, 45 anos, foi baleado na cabeça e no braço direito, em tentativa de assalto na rua Osvaldo Cruz, no centro de Itabuna. Dois homens em uma moto Bros vermelha anunciaram a ação criminosa na manhã desta sexta feira (7). A vítima, que mora na rua Armando Freire e que tem uma loja de confecções para roqueiros, foi encaminhada para o Hospital de Base. A viatura 1507 da PM deu suporte a ocorrência. O estado de saúde do comerciante ainda não foi divulgado, nem se os bandidos conseguiram roubar alguma coisa. Outra versão que circula no local é que a ação foi em consequência de uma dívida do comerciante com um dos homens que estavam na moto.

PASTOR É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR MENINA DE 12 ANOS




Resultado de imagem para menina estuprada



Um pastor foi preso em Campos Novos, no Oeste catarinense, na quinta-feira (6) suspeito de estuprar uma menina de 12 anos que frequentava a igreja dele e enviar mensagens para tentar abusar de outras duas. De acordo com a Polícia Civil, ele convenceu a garota de que estava enfeitiçada e, para resolver o problema, deveria ter relações sexuais com ele.
Conforme o delegado Luis Eduardo Machado Córdova, em 2016, o pastor falou para menina de 12 anos que Deus iria lhe dar uma missão e, dias depois, enviou uma mensagem para o celular dela dizendo que havia um feitiço e a única maneira de quebrá-lo seria ter relações sexuais ao menos sete vezes com um homem de muita fé e que fosse casado.
Quando a menina procurou o pastor para pedir orientações, os abusos começaram, conforme a polícia.
Segundo delegado, o pastor estuprou a garota e fez tentativa de violação sexual mediante fraude contra as outras duas.
Tentativas
Durante as investigações, os policiais apuraram também que em março deste ano, o suspeito habilitou um celular em nome de uma mulher que frequentava a igreja dele e encaminhou uma mensagem para as garotas de 15 e de 16 anos, se passando por um rapaz que teria estudado com elas, cujo pai era feiticeiro e havia feito um feitiço contra elas.
No texto, o pastor dizia que as meninas deviam ter relações sexuais por ao menos sete vezes com “um grande homem de Deus, abençoado e casado, mas que ninguém poderia saber disso, caso contrário, elas poderiam até morrer”, informou a polícia.
Horas depois, as adolescentes procuraram o pastor para pedir ajuda e mostraram a mensagem. Segundo os policiais, ele se aproveitou da condição de autoridade religiosa para começar uma série de conversas com as meninas.
“Ele atuava há quatro anos em Campos Novos. Em 2016, a família da menina de 15 anos registrou um boletim de ocorrência porque o pastor cometeu delito contra honra depois de uma declaração que colocou em dúvida a virgindade da garota”, disse o delegado.

Por G1

GOVERNO DO ESTADO CONVOCA NOVOS DELEGADOS E ESCRIVÃES

O Governo da Bahia vai nomear 29 novos servidores para a área de segurança pública, destinados às funções de delegado e escrivão. Esta é a quarta nomeação para o concurso público da Polícia Civil, primeiro certame efetivado durante a gestão Rui Costa. A nomeação do grupo pelo governador está prevista para esta sexta-feira (7).Com esta nova publicação, 15 delegados e 14 escrivães passam a integrar o quadro do Estado, resultando na nomeação de 652 novos servidores da área – 52 a mais em comparação as 600 vagas previstas para o concurso público, distribuídas entre as funções de delegado, investigador e escrivão. No total, foram convocados 742 candidatos habilitados nos meses de maio e novembro de 2016 e de fevereiro e março de 2017. Lançado em 2013, o concurso da Polícia Civil enfrentou a dificuldade do Governo em convocar os aprovados, em função de o Estado ter atingido o limite prudencial de gastos com pessoal, ficando impedido de convocar novos servidores.

NA ÍNDIA, MENINA VIVIA COM MACACOS


Menina encontrada na floresta em Uttar, na Índia, tem entre 8 e 10 anos (Foto: BBC)

A polícia indiana está vasculhando listas de crianças desaparecidas para tentar identificar uma menina que aparentemente estava vivendo com um bando de macacos.
A garota tem entre 8 e 10 anos. Ela foi encontrada há algumas semanas na floresta em Uttar Pradesh, no norte do país. Não se sabe há quanto tempo ela estava nesta situação.
Um policial, Suresh Yadav, contou à BBC que, quando foi encontrada, ela brincava com macacos e imitava seu comportamento. Ela tinha sido avistada por moradores de um vilarejo na reserva natural de Katarniaghat, próximo da fronteira com o Nepal.
Os animais teriam atacado a equipe de resgate quando eles chegaram para levá-la de volta à civilização. A menina estava desnutrida, tinha cabelos e unhas longos e apresentava ferimentos e arranhões pelo corpo.
Mogli
A garota não fala e apresenta um comportamento semelhante ao de símios, ao guinchar e andar "de quatro", com a ajuda dos braços e das pernas.
Ela ainda está no hospital, onde recebeu a visita de autoridades, mas seu estado já é bem melhor. Uma vez que receber alta, será entregue a assistentes sociais e especialistas para que seja reintroduzida aos poucos na sociedade.
Ela vem sendo chamada de "Durga da Floresta", uma referência a uma deusa guerreira hindu, e comparada a Mogli, personagem de O Livro da Selva (1894), de Rudyard Kipling.
Na história, adaptada pela Disney para o cinema, um menino indiano é criado na natureza por um bando de lobos.

IMPORTAÇÃO DE VEÍCULOS COLOMBIANOS TERÁ DESCONTO DE 30 PONTOS DE IPI



O Brasil aceitou permitir que veículos e autopeças da Colômbia ingressem no país sem pagarem 30 pontos de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), como parte de uma negociação bilateral para um acordo automotivo durante discussões do Mercosul com nações da região voltadas para o oceano Pacífico, afirmou uma fonte do governo brasileiro nesta sexta-feira (7).
A fonte, que está na reunião comercial em Buenos Aires, afirmou que os detalhes finais do acordo com a Colômbia estão sendo trabalhados. Atualmente, veículos e componentes fora do Mercosul pagam os 30 pontos a mais de IPI e mais 35% de imposto de importação no Brasil.
"Concordamos em dar à indústria automotiva colombiana o mesmo tratamento preferencial dado para a indústria argentina", disse a fonte. "Os veículos deles não pagarão os 30 pontos de IPI."
O acordo ajudará as exportações brasileiras de veículos para Colômbia, que terão o tratamento recíproco no acordo que está sendo finalizado, acrescentou.
Uma parte do esboço do acordo Mercosul-Colômbia visto pela Reuters e que está sendo preparado para assinatura nesta sexta-feira (7) afirma que o governo brasileiro vai dar à Colômbia o mesmo tratamento que dá a países com os quais mantém acordos automotivos, como Argentina e México.
O acordo com a Colômbia entrará em vigor em 1º de janeiro de 2018, disse a fonte.

ITAPÉ: PREFEITO TÊM DEMANDAS ATENDIDAS PELO GOVERNADOR DO ESTADO


Daniele-Rodrigues-GOVBA-1-1-768x512


Acompanhado pelo deputado estadual, Robinho (PP), que têm sempre intermediado pelo município, o prefeito externou algumas reivindicações; como obras de pavimentação – que visa beneficiar várias pontos da cidade, a exemplo da rua Flores, localidade conhecida como ‘Portelinha’, (Bairro Luís Viana Filho), até as intermediações da construção da nova creche municipal – serviços de esgotamento em vários bairros do município, asfaltamento total do trecho que liga Itapé ao distrito do Entroncamento, ampliação e implantação de gavetas no cemitério municipal, bem como aquisição de computadores para a secretaria de saúde, dentre outras.
O prefeito conta que o governador foi muito solidário a todas às reivindicações apresentadas, ao autorizar a liberação imediata dos recursos junto às Secretarias de Governo.
“Apresentamos ao governador Rui Costa diversas demandas, sobretudo para solucionar problemas na infraestrutura urbana. O governador foi muito solidário ao atender e aprovar a liberação dos recursos de todas as nossas reivindicações. Muito breve, nossa comunidade contará com mais estas importantes obras que vai significar avanços imediatos na qualidade de vida de toda população”

Ainda de acordo com Naeliton, as dificuldades financeiras em que as prefeituras, principalmente em pequenas cidades, como é o caso de Itapé, deverão enfrentar com relação a queda de recursos a partir deste ano, também foi tema abordado pelo próprio governador durante audiência.
“Rui Costa fez questão de destacar as dificuldades em que teremos que confrontar, justamente por Itapé fazer parte das cidades catalogadas com coeficiente ‘0.6’, quando o município passa a ser penalizado com quedas significativas de recursos. Em resposta, destaquei que, mesmo diante das expectativas vamos seguir buscando superar todos os obstáculos que tenhamos pela frente, com muita dedicação, cautela e grande determinação em conquistarmos apoios e investimentos necessários, até o último dia de nosso governo” finalizou o prefeito.

sexta-feira, 7 de abril de 2017

ENCONTRO NACIONAL DE PREFEITOS DARÁ ESPAÇO AOS PEQUENOS NEGÓCIOS MUNICIPAIS

Fonte: Sebrae
Resultado de imagem para PEQUENOS NEGÓCIOSEntre os dias 24 e 28 de abril, cerca de dez mil participantes, entre eles mais de 500 prefeitos, estarão reunidos no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), para participar do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). O Sebrae é um dos realizadores do evento, em parceria com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Nesta quinta-feira (6), o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, participou do pré-lançamento do evento e esteve reunido com o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, o presidente da Frente, Márcio Lacerda, e outros representantes do setor na sede do Sebrae, em Brasília.




Resultado de imagem para PEQUENOS NEGÓCIOS
Durante o encontro, foram discutidas ações de apoio à realização do encontro, que de acordo com Afif, congrega as prefeituras das cidades mais importantes do Brasil. “O Sebrae tem como missão melhorar o ambiente de negócios. Quando olhamos os mais de cinco mil municípios brasileiros, identificamos que menos de 10% têm médias e grandes empresas. A grande maioria é de micro e pequenas, por isso somos parceiros da FNP desde o primeiro EMDS”, ressaltou o presidente do Sebrae.

Resultado de imagem para PEQUENOS NEGÓCIOSO governador do DF destacou que o evento é uma oportunidade de integração entre as boas práticas a serem desenvolvidas pelas prefeituras das diversas cidades brasileiras. “Para Brasília é muito bom ser a sede desse encontro, do ponto de vista dessa vocação da cidade de ser um grande centro de eventos de caráter político, profissional, científico e cultural”, reforçou Rollemberg.
O EMDS é considerado o maior evento de sustentabilidade urbana do país e propõe uma pauta norteada a partir das demandas municipais, entre elas o empreendedorismo nos municípios. Desde que o encontro foi criado, em 2012, o Sebrae é um dos parceiros da Frente Nacional de Prefeitos na organização.

1,5 TONELADA DE MACONHA APREENDIDA, DESTINO ERA ITABUNA

Fonte: Correio
Cerca de 1,5 tonelada de maconha foram apreendidas em Vitória da Conquista, no Centro-Sul da Bahia, na tarde desta quinta-feira (6). Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a droga seria distribuída em Itabuna e região e é avaliada em aproximadamente R$ 1,3 milhão. O material estava em um veículo e foi localizado durante uma perseguição. Três suspeitos foram presos. 


Dentro do Ford Ranger estavam Moacy de Jesus Oliveira, Elton Silva Costa e Lucas Oliveira São Paio. Eles foram presos em flagrante e conduzidos para a Delegacia da Polícia Federal, em Vitória da Conquista. Os policiais encontraram com o grupo uma arma longa calibre 12 e munições.
No momento da perseguição policial os suspeitos estavam sendo escoltados por outros dois carros, um Astra e um Jetta. Esses dois veículos conseguiram escapar do cerco policial e estão sendo procurados.
Arma apreendida com os três suspeitos (Foto: divulgação/ SSP)
A SSP informou que o veículo Ford Ranger, branco, que estava com a droga, foi identificado durante operação conjunta entre a Força-Tarefa da SSP e as polícias Federal e Militar, através das Companhias Independentes Cacaueira e Sudoeste.  
Em nota, o secretário da SSP, Maurício Barbosa, informou que essa foi a terceira grande apreensão de drogas feitas pela polícia nos últimos 15 dias. Ele destacou as operações ocorridas em Cafarnaum, onde uma roça com cerca de 10 toneladas foi erradicada, e na zona rural de Lençóis, onde cinco mil pés foram destruídos na tarde desta quarta-feira (5).

DIA MUNDIAL DA SAÚDE TRAZ REFLEXÃO SOBRE A DEPRESSÃO


Fonte:Jornal do Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu dedicar dia 7 de abril, Dia mundial da Saúde deste ano, à depressão. Estima-se que o número total de pessoas vivendo no mundo com depressão aumentou 18,4 % entre 2005 e 2015. De acordo com a OMS, a depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e contribui de forma muito importante para a carga global de doenças.  

Resultado de imagem para depressãoÉ a terceira principal causa de anos de vida perdidos por doença. No mundo, 322 milhões de pessoas apresentam o quadro. Cerca de 11,5 milhões de brasileiros sofrem de depressão. A queda da produtividade e doenças vinculadas à depressão têm um alto custo global, que a OMS calcula em um trilhão de dólares por ano.

Segundo Dra. Renata Vargens, psiquiatra da Casa de Saúde Saint Roman, muitas vezes o quadro não é adequadamente identificado. "Ainda é comum acreditar que o paciente “está assim porque quer”, “é um folgado”, ou que “precisa arranjar o que fazer para sair dessa”. Falas como essas retardam a busca por ajuda especializada e o correto manejo da situação", informa.

Todos os sexos, faixas etárias, raças e classes sociais podem ser acometidos pela depressão. Porém, ela é mais comum entre mulheres, pessoas divorciadas / separadas ou vivendo sozinhas, com baixo nível socioeconômico e escolar, desempregados e morando em zonas urbanas. Jovens, mulheres no pós-parto e adultos com mais de 60 anos são os que mais correm risco de desenvolver o transtorno. Eventos vitais relevantes podem estar presentes, mas não é necessário existir um fator causal identificável ou "ter motivo” para que o diagnóstico seja feito. 

A tristeza por si só não caracteriza um quadro de depressão. A tristeza é um sentimento que pode acontecer com qualquer pessoa saudável sem significar doença. 

"A depressão pode ser um episódio único, recorrente ou mesmo ser uma fase do transtorno bipolar. De acordo com o número e a gravidade dos sintomas associados, podemos classificar a depressão em leve, moderada ou grave. O comprometimento das atividades da vida diária varia com o grau de depressão. Em situações mais graves, há risco de suicídio", esclarece. 

Dra. Renata informa que o tratamento pode ser psicoterápico para a as formas mais leves, porém para os quadros mais graves há indicação de tratamento medicamentoso associado a abordagens psicoterápicas. A depressão é um quadro tratável e o diagnóstico precoce feito por profissional capacitado pode reduzir o sofrimento do indivíduo e evitar recorrências" informa. 

Segundo ela, o apoio da família é fundamental. "A compreensão de que se trata de uma doença auxilia na recuperação. Sem esse apoio a depressão tende a piorar.  Todos estão sujeitos a ter um quadro de depressão, considerada por alguns como o mal do século. Por isso, deve ficar atento aos sintomas, pois muitos sofrem sem saber que estão doentes", conclui.

GOVERNADOR DEMITE DIRETORES APÓS FUGA DE 25 PRESOS


O governador Rui Costa resolveu demitir quatro funcionários - entre eles dois diretores - da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), dois dias depois da fuga de 25 presos da Unidade Especial Disciplinar (UED), no Complexo Penitenciário da Mata Escura. 

Resultado de imagem para fuga de 25 presos
Alguns dos presos que fugiram
As demissões foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 5.Foram exonerados os diretores Eudálio Sales Lisboa, da Superintendência de Ressocialização Sustentável, e Hari Alexandre Brust Filho, da Superintendência de Gestão Prisional.Além dos diretores, também foram desligados Nilton Manoel do Nascimento, do cargo de assessor técnico, e Suelane Pereira dos Anjos Reis, da função de assessor administrativo.No mesmo ato, o governador nomeou o ex-superintendente de Administração e Finanças da Assembleia Legislativa da Bahia, Gervásio Prazeres de Carvalho, para a função de diretor da Superintendência de Gestão Prisional.


MULHER ENGOLE CACO DE VIDRO E VAI PARAR NO HOSPITAL

Fonte: Cenário MT

A autônoma Ana Lúcia de Moraes, de 31 anos, está internada, após engolir cacos de vidro junto com uma cerveja em um bar de Cuiabá. Ela deve passar por exames para identificar a localização do vidro no organismo e retirar o material em uma nova cirurgia na Santa Casa de Misericórdia, na capital.
Resultado de imagem para ana lúcia cuiabá
Segundo Greice Kelly das Neves, amiga de Ana Lúcia, a jovem estava em um bar de Cuiabá e pediu ao garçom uma cerveja sem álcool. No entanto, ao abrir a garrafa da bebida e deixá-la na mesa, o garçom teria quebrado parte do vidro que caiu no líquido. “Só depois de beber é que ela [Ana Lúcia] notou que algo estava errado. O garçom alegou não ter visto a garrafa quebrada”, afirmou Greice.
No dia seguinte, Ana se sentiu mal e procurou um médico. Os profissionais teriam identificado um vazamento interno e afirmaram se tratar de um cisto. A jovem foi submetida a um procedimento cirúrgico para a retirada do cisto e teve alta em seguida.
Após a alta, ainda sentindo dores, a jovem procurou os médicos novamente. Dessa vez ela foi diagnosticada com uma infecção interna. A suspeita é que os cacos de vidro tenham causado o quadro clínico. O material, no entanto, ainda não foi localizado no organismo de Ana Lúcia. Ela deve passar por novos exames e, em seguida, deve passar pela segunda cirurgia.
Ana Lúcia está passando por dificuldades. “Só ela trabalha na casa e cuida da mãe e de um sobrinho. Os antibióticos que ela precisa tomar acabaram no hospital e um amigo fez uma doação e levou os medicamentos para ela”, afirmou Greice”.

PROJETO DE LEI QUER PROIBIR VENDA DE ENERGÉTICOS PARA MENORES

Por AILTON DO VALE

Um projeto de lei apresentado nessa semana na Câmara Municipal, pelo vereador Carlos Henrique (PMN) tem o objetivo de proibir a venda e a distribuição gratuita de bebidas energéticas para menores de 18 anos em Belo Horizonte.
Pesquisa indica que altos níveis do energético podem causar danos a longo prazo
De acordo com a proposta, o consumo desses produtos por adolescentes será coibido na capital e caberá à administração municipal fiscalizar os estabelecimentos comerciais que não cumprirem a norma, se aprovada.

A multa para a venda de bebida energética a menores pode chegar a R$ 5 mil e, em caso de reincidência, o valor aplicado será o dobro. Além disso, o estabelecimento poderá ser interditado por até 30 dias.
O projeto prevê ainda que os responsáveis pelos bares, lanchonetes, restaurantes, supermercados e boates que comercializam a bebida devem verificar o documento de identidade do consumidor para comprovar a maioridade no ato da venda e afixar cartazes nos locais informando sobre a proibição para adolescentes.

MILITAR PERDE TESTÍCULO APÓS TROTE

Por Matheus Rodrigues, G1

Um soldado do 27º Batalhão de Infantaria Paraquedista decidiu não seguir em frente na carreira militar após sofrer torturas dentro das dependências do Exército. O caso aconteceu em maio de 2016, mas uma ação judicial, aberta pelo advogado da vítima, ainda tramita na Justiça Federal. 

Na época, um grupo de cabos convocou o calouro para passar por um trote. Ele foi levado para o alojamento de seus superiores onde diz ter sido imobilizado, derrubado e, em seguida, agredido. Os momentos de terror foram relatados pelo soldado e, segundo ele, eram diários.

“Teve um dia que eu tentei fugir do trote e me levaram para o alojamento deles. Chegando lá tinha cerca de 15 a 18 cabos. Me amarraram, fecharam as janelas e portas, e quando eu caí no chão começaram as agressões. Eu gritei muito, mas não foi motivo para eles pararem. Eu fui agredido na frente de outro soldado e ele desmaiou (...) Isso já é conhecido por lá. Eles pegam os soldados aos poucos. Todos que se formam sofrem esse trote. Os que se formaram comigo também passaram por isso”, disse a vítima das agressões.
Os golpes e a tortura resultaram em uma cirurgia onde o soldado teve que retirar um dos testículos.
Após ser submetido ao procedimento cirúrgico, o soldado recebeu alta médica. Ele disse que foi obrigado a voltar a prestar seus serviços. A experiência de reencontrar os agressores no Exército causou uma instabilidade psicológica no soldado. Na época, a vítima chegou a ser perseguida e ameaçada pelos superiores.
“Depois que eu recebi alta da cirurgia, eu tive que voltar para lá, eu convivi com os agressores diariamente. Eu sofri pressão psicológica. Eles me perseguiam, ameaçavam. Foi quando eu comecei a ter acompanhamento psiquiátrico. O meu psiquiatra pediu para que eu fosse afastado. Comecei a tomar medicamento controlado (...) Desde a agressão, eles falavam que eu não podia falar com ninguém, falavam que caso alguém visse era pra falar que fui assaltado, falava para usar a farda no corpo inteiro para tampar as marcas”, contou o soldado.

O Comando Militar do Leste (CML) informou que oito envolvidos no caso foram indiciados em um Inquérito Policial Militar, que foi aberto para apurar as agressões. Além disso, estes oito militares foram licenciados em 28 de fevereiro de 2017. Já o soldado que foi espancado passa por atendimentos médico e psicológico.