COMO VOCÊ AVALIA O PRIMEIRO ANO DO GOVERNO DE ANA PAULA???

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

BARRO PRETO: PREFEITURA FAZ A FESTA DA CRIANÇADA



A imagem pode conter: 3 pessoas, multidão e atividades ao ar livre
Na tarde desta quinta-feira (19),  a Praça Antonio Osório Batista, conhecida Praça da Prefeitura, foi tomada pela alegria mais pura e terna, a alegria infantil. 
A Prefeitura de Barro Preto através das Secretarias de Educação, Cultura e Turismo juntamente com a Secretaria de Assistência Social, comemorou o dia das crianças agregando centenas de crianças que foram participar da tarde de muita alegria e diversão dedicada totalmente a elas. 
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e sapatosO evento foi realizado pelo governo “Cuidando da nossa gente”, teve como tema "Cuidar das crianças é cuidar do nosso futuro" e contou com o brilhantismo da prefeita de Barro Preto, Ana Paula Simões, que literalmente caiu na folia e no meio das mesmas tornou-se uma; brincou, entregou presentes e viu de perto a felicidade nos semblantes infantis.

Aproximadamente 1.000 crianças brincaram, dançaram, pularam com os palhaços e lancharam, houve apresentação das crianças da 1ª Igreja Batista de Barro Preto, coordenadas por Ieda Santana, numa festa que promete se tornar uma das mais esperadas por todas as crianças e famílias barropretenses.

A imagem pode conter: 2 pessoas, multidão e atividades ao ar livre



A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre



A imagem pode conter: 4 pessoas, multidão e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão, árvore e atividades ao ar livre












.

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

BARRO PRETO: PREFEITA ANA PAULA É RECEBIDA PELO MINISTRO DA SAÚDE

IMG-20171018-WA0067
A prefeita de Barro Preto, Ana Paula Simões (PMDB), foi recebida nesta quarta-feira pelo Ministro da Saúde Ricardo Barros. A audiência foi intermediada pelo deputado estadual Pedro Tavares (PMDB). 

Na oportunidade a prefeita apresentou as demandas da cidade na área da saúde. Solicitou a liberação de verbas para conclusão da UBS, aquisição de equipamentos hospitalares, liberação de novos médicos pelo programa mais médicos e aquisição de novas ambulâncias.
A prefeita esteve também no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), onde tratou da liberação de novos recursos para conclusão da quadra poliesportiva e a creche que estão com as obras paralisadas, haja vista, que essas obras foram iniciadas pela gestão anterior, não foram terminadas e não foram encontrados recursos para sua conclusão. 

terça-feira, 17 de outubro de 2017

CRISE FINANCEIRA PROVOCA NOVOS PROTESTOS ENTRE PREFEITOS DE TODO BRASIL

Resultado de imagem para crise nas prefeiturasApós os 10 meses do primeiro ano de mandato, prefeitos de todo país articulam ação de protesto em Brasília. A crise financeira enfrentada pelos municípios não é nova, mas ela tem se agravado ao logo dos anos por conta do acúmulo de responsabilidades, da baixa arrecadação e do empobrecimento populacional. 

Novas caravanas de gestores municipais à Capital Federal estão previstas para esta semana, e eles devem se reunir na sede da CNM (Confederação Nacional de Municípios).
A redução dos repasses constitucionais, como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) tem sido o principal problema de grande parte dos municípios brasileiros. 
O movimento de protesto, que tem crescido entre os prefeitos brasileiros, é pela liberação de novo AFM (Apoio Financeiro aos Municípios) para ajudar a fechar as contas. Segundo o presidente da Famup (Federação das Associações de Municípios da Paraíba), Tota Guedes, algumas prefeituras paraibanas estão com o pagamento do funcionalismo público atrasado em decorrência da crise econômica.
Se a verba não sair, segundo Guedes, os gestores serão obrigados a adotar medidas extremas para garantir o pagamento do 13º aos servidores efetivos e cumprir a Lei 101/2000 de LRF (Responsabilidade Fiscal). Uma dessas soluções seria a demissão provisória de ocupantes de cargos comissionados e prestadores de serviço. 
O presidente da Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco), José Patriota, disse nesta segunda-feira (16) que pelo menos 80 prefeitos do Estado já confirmaram presença em Brasília. Ele reafirma: “a principal reivindicação é uma solução a curtíssimo prazo, ou seja, ajuda financeira emergencial, para que os municípios possam fechar suas contas principalmente com a chegada do final do ano, quando precisam pagar o 13° aos servidores municipais, além de outras obrigações”.
De acordo com o presidente da AMA (Associação dos Municípios Alagoanos), Hugo Wanderley, uma comitiva do Estado também estará em Brasília nesta quarta-feira (18). 
“Muitas prefeituras estão demitindo funcionários na tentativa de fechar as contas. Há meses os prefeitos vêm bancando a conta para manter os programas sociais que são subfinanciados e evitar o caos nas cidades. Fechar as portas tem sido a última alternativa e a esperança de todos é o apoio da bancada federal para tentar reverter o problema junto ao governo, principalmente com relação aos recursos que foram cortados, ou estão com repasses em atraso”, contou Wanderley.

Portas fechadas
Em Sergipe, 80% das prefeituras ficarão com as portas fechadas nesta segunda e terça-feira, dias 16 e 17 de outubro. Segundo informações da Fames (Federação dos Municípios do Estado de Sergipe), a ação é uma forma de protesto por conta da crise financeira pela qual os municípios vêm passando.
O presidente da Fames, Marcos José Barreto, informa que a queda na arrecadação e o pagamento obrigatório de precatórios influenciam na falta de verbas das cidades. 
“Não existem condições de administrar. Iremos para Brasília tentar conseguir algum recurso e sair de lá com previsão de melhorias”, afirmou.
Os municípios tem enfrentado a maior crise dos últimos anos nos municípios, com o FPM em queda constante, e risco de os gestores não conseguirem arcar com todos os custos gerados na administração das cidades. Esse é o momento que os prefeitos precisam estar unidos em busca de alternativas.

Novos Gestores
As eleições de 2016 garantiram a renovação de 75% dos gestores locais brasileiros. Foi justamente para mostrar a gravidade da crise nacional e o impacto que promoveria nas administrações municipais, que o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, reuniu aos prefeitos em Brasília antes do início do mandato, no Seminário Novos Gestores. 
Na oportunidade, foi taxado por muitos como pessimista, mas a triste realidade apresentada por ele na ocasião tem sido constatada agora.
Na época, Ziulkoski fez questão de mostrar os desafios que os prefeitos enfrentariam durante o mandato de 2017 a 2020. Dentre eles estão o subfinanciamento dos programas federais, dívidas previdenciárias e retenções no FPM. Mais recentemente, soma-se a esses problemas, os elevados valores dos precatórios que devem ser pagos pelos municípios. Com informações da Agência CNM.

NOTA DO ENEM É ACEITA PARA INGRESSO EM 27 UNIVERSIDADES DE PORTUGAL

Resultado de imagem para UNIVERSIDADE DE COIMBRAO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fechou recentemente um convênio com o Instituto Politécnico da Maia (Ipmai), de Portugal, para que estudantes brasileiros possam usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de ingresso na instituição. Com isso, já são 27 as instituições de ensino superior portuguesas que aceitam o Enem.
As instituições portuguesas que usam o exame podem definir qual será a nota de corte para o acesso dos estudantes brasileiros aos cursos ofertados. A revalidação de diplomas e o exercício profissional no Brasil dos estudantes que cursarem o ensino superior em Portugal estão sujeitos à legislação brasileira aplicável à matéria.
O primeiro convênio interinstitucional foi firmado em 2014, com a Universidade de Coimbra. Os convênios não envolvem transferência de recursos e não preveem financiamento estudantil por parte do governo brasileiro.
O Inep já tem 27 convênios com as seguintes instituições portuguesas:

Universidade de Coimbra

Universidade de Algarve

Instituto Politécnico de Leiria

Instituto Politécnico de Beja

Instituto Politécnico do Porto

Instituto Politécnico de Portalegre

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

Instituto Politécnico de Coimbra

Universidade de Aveiro

Instituto Politécnico de Guarda

Universidade de Lisboa

Universidade do Porto

Universidade da Madeira

Instituto Politécnico de Viseu

Instituto Politécnico de Santarém

Universidade dos Açores

Universidade da Beira Interior

Universidade do Minho

Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Instituto Politécnico de Setúbal

Instituto Politécnico de Bragança

Instituto Politécnico de Castelo Branco

Universidade Lusófona do Porto

Universidade Portucalense

Instituto Universitário da Maia (Ismai)

Instituto Politécnico da Maia (Ipmai)

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

BARRO PRETO: ASSOCIAÇÃO DA PEDRA LASCADA COMEMORA GRANDE PRODUÇÃO DE BANANAS


Os agricultores familiares membros da Associação dos Trabalhadores Rurais em Regime de Economia Solidária da Pedra Lascada, no município de Barro Preto, Ba - Projeto agrícola que através do associativismo visa fortalecer e manter o homem no campo, comemora a grande produção de bananas. Para Manoelito Vieira Rodrigues ou Manoelito da Pedra Lascada, como é mais conhecido, "uma das lutas da associação é fortalecer o produtor e implantar a diversificação da produção agrícola que anteriormente era focada exclusivamente na produção de cacau,  hoje produzimos frutas, raízes, leguminosas, doces, polpas de fruta e até licores".
Essa grande produção de bananas, além da quantidade chama atenção também pela qualidade da fruta,  é mais uma vitória da associação na busca pela diversificação da produção agrícola das famílias dos agricultores e com certeza fortalecerá ainda mais a associação e seus associados.



ILHÉUS: RELIGIOSOS FAZEM CAMINHADA PELA PAZ E PELO FIM DA INTOLERÂNCIA

DSC_0048
Diversas religiões e instituições. Índios, negros, mulatos, pardos e brancos. E um só pedido: paz! A caminhada promovida pelos Povos de Terreiros de Ilhéus reuniu centenas de pessoas pelas ruas do bairro do Malhado, em Ilhéus, neste domingo (15).
No discurso de Mãe Carmosina, maior liderança local do candomblé, o mesmo sentimento do discurso do bispo diocesano de Ilhéus, dom Mauro Montagnolli, também presente ao encontro. O combate à intolerância religiosa deve ser a luta de todos, todos os dias, para a construção de uma sociedade que saiba aceitar as diferenças. 
“Nós não devemos apenas ser tolerantes. O que precisamos é de respeito, de entender a opção do outro”, disse Carmosina.
DSC_0046Índios Tupinambá se misturaram aos adeptos da umbanda. Lideranças do candomblé, abraçaram padres e freis franciscanos. Integrantes da Defensoria Pública defenderam a causa, alegando que todos os dias chegam à instituição casos de intolerância religiosa e de desrespeito ao outro.
Vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal, esteve presente à caminhada. “A construção de uma Ilhéus mais cidadã passa por encontros como este, onde o respeito às diferenças pode ser visto como maior símbolo da paz”, disse.
Na Bahia, diversas pessoas são agredidas, excluídas ou desrespeitadas por conta da religião, credo, culto ou práticas litúrgicas que escolheram seguir. São ocorrências cujo crime é previsto no artigo 208 no Código Penal Brasileiro.

Adesão – Em setembro, Ilhéus aderiu ao Fórum Estadual Permanente de Combate a Intolerância Racial. Para as autoridades baianas, a cidade tem um papel estratégico de integrar as ações de infraestrutura com direitos humanos para os segmentos tradicionais. Isso permite priorizar recursos assegurados pelo Estatuto de Promoção da igualdade Racial, lei estadual que faz a previsão dos direitos e das áreas prioritárias para atuação.
Dom Mauro Montagnolli e os freis franciscanos. A intenção deste movimento é de fortalecer a luta, promovendo a unicidade, podendo discutir junto o racismo institucional, as cotas. Trata-se da construção dos alicerces de um debate amplo, senão cria exclusão e divisões dentro de um setor que precisa unir forças para o enfrentamento de sobrevivência, garantias de direito e de espaço na sociedade.
Com a adesão Ilhéus passou a ter duas representações com direito a voz e voto no Fórum Estadual Permanente de Combate a Intolerância Racial. Por decisão do prefeito Mário Alexandre, uma das representações será da Prefeitura. A outra deverá ser democraticamente escolhida pelo setor e por suas lideranças.

CONHEÇA OS DEPUTADOS BAIANOS MAIS GASTADORES DO DINHEIRO PÚBLICO

Resultado de imagem para deputado gastadores
Os deputados federais baianos gastaram R$ 11,9 milhões com cota parlamentar – aquela destinada a custear os gastos dos parlamentares, como passagens aéreas e publicidade. O levantamento mostra os cinco maiores “gastadores”: Benito Gama (PTB), Valmir Assunção (PT), José Carlos Aleluia (DEM), Arthur Maia (PPS) e Mário Negromonte Jr. (PP). Entre janeiro e setembro deste ano, Gama gastou R$ 374,1 mil; Assunção utilizou R$ 366 mil seguido de Aleluia com R$ 365,1 mil. Maia consumiu R$ 359,7 mil e Negromonte Jr. gastou R$ 352,4 mil.
Ainda de acordo com o levantamento, as despesas com divulgação do mandato R$ 3 milhões e com passagens aéreas R$ 2,5 milhões foram as mais utilizadas. Entram ainda na cota despesas com telefonia; serviços postais; manutenção de escritórios de apoio à atividade parlamentar; assinatura de publicações; fornecimento de alimentação ao parlamentar; hospedagem; outras despesas com locomoção, contemplando locação ou fretamento de aeronaves, veículos automotores e embarcações, serviços de táxi, pedágio e estacionamento e passagens terrestres, marítimas ou fluviais; combustíveis e lubrificantes; serviços de segurança; contratação de consultorias e trabalhos técnicos; participação do parlamentar em cursos, palestras, seminários, simpósios, congressos ou eventos congêneres; e a complementação do auxílio-moradia.
Uldurico Junior (PV) foi o deputado baiano que mais gastou com publicidade do mandato (R$ 204,6 mil). Já nas passagens aéreas, Alice Portugal (PCdoB) voou na frente e desembolsou R$ 111,5 mil, seguida de Valmir Assunção que gastou R$ 106,8 mil.

domingo, 15 de outubro de 2017

DEMANDA CRESCENTE PELO CACAU PODE DAR SUPORTE AOS PREÇOS


O cacau inicia um novo ano-safra, após seus preços acumularem queda de 26% no anterior, com perspectivas positivas para a produção mundial, embora dificilmente esta repetirá os números excepcionais de 2016/17. “Embora haja um consenso de que a produção mundial de cacau em 2017/18 dificilmente atingirá o recorde estabelecido na temporada anterior, ano de clima excepcionalmente bom para a commodity, os primeiros relatos e acompanhamentos da safra indicam bons rendimentos”, diz o analista de mercado da INTL FCStone, Fábio Rezende.

No lado da demanda, boas margens devem incentivar a moagem, enquanto os feriados de final de ano, o maior crescimento econômico e a valorização do euro podem dar vigor ao consumo final. “Tal comportamento tende a dar sustentação aos preços dos produtos secundários (pasta, manteiga e pó de cacau), incentivando a compra de amêndoas para moagem”, afirma o analista Rezende. Neste trimestre, ainda segundo análise da INTL FCStone, a margem de transformação do cacau em amêndoas nos produtos secundários já inicia nas máximas dos últimos anos em diversas regiões do globo. De acordo com a consultoria INTL, nos Países Baixos, que reveza a posição de principal processador de cacau com a Costa do Marfim, a margem, medida pelo ratio combinado (razão dos preços dos secundários com o da amêndoa), é de 1,485, 15,9% acima da média dos últimos cinco anos. Nos Estados Unidos, os incentivos são ainda maiores, com o ratio combinado atingindo 1,534, 17,9% a mais que a média. Maior crescimento econômico e fortalecimento do euro podem prorrogar as melhores margens. “Conclui-se, portanto, que existe um risco de alta para o preço do cacau, diante da possibilidade da produção não atingir as expectativas em um cenário em que a demanda deve continuar forte e crescente”, diz Fábio Rezende. Entretanto, os primeiros relatos da safra e as boas perspectivas climáticas apontam para uma boa produção, e um provável superávit no saldo do balanço de oferta e demanda se repetindo na temporada 2017/18, o que manteria as cotações sob pressão.