COMO VOCÊ AVALIA O PRIMEIRO ANO DO GOVERNO DE ANA PAULA???

sexta-feira, 28 de julho de 2017

PREFEITA DE BARRO PRETO E DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO CACAUEIRA REUNEM COM GOVERNADOR E CRIAM CONSÓRCIOS DE SAÚDE E INFRAESTRUTURA

Nesta sexta-feira (28), aconteceu em Itabuna, no auditório do Tarik Hotel, um encontro do governador Rui Costa com 22 prefeitos de municípios da região cacaueira, entre eles a prefeita de Barro Preto, Ana Paula, e contou também com a presença dos secretários estaduais da saúde, Fábio Vilas-Boas, de infraestrutura, Marcus Cavalcanti e de relações Institucionais, Josias Gomes, que discutiram a formação de um consórcio de saúde e infraestrutura que atendam às necessidades dos municípios da região. 
O governador Rui Costa destacou a preocupação dos gestores municipais com questões vitais para o bom andamento das comunidades locais, e que, em decorrência disso, houve um convencimento e uma aprovação unânime relativo às necessidades pontuadas, na formação do consórcio de saúde, tendo como ponto de partida a construção de uma policlínica regional que atenda com dignidade e descarregue o hospital de base de Itabuna. Outro ponto bastante discutido foi a questão de agilizar a formação do consórcio de infraestrutura, para que, os municípios possam atender a necessidade de manutenção das estradas estaduais, a construção de pontes e principalmente manutenção das estradas vicinais, além de obras  de infraestrutura hídrica e apoio à agricultura familiar na zona rural dos municípios. 
O governador Rui Costa acrescentou que “o objetivo do encontro foi conhecer às demandas apresentadas pelos gestores municipais, discutir, tirar as dúvidas necessárias sobre a formação dos referidos consórcios". "Agradecemos as presenças de todos, pela participação e contribuição neste importante debate, além das propostas apresentadas pelos prefeitos, ficou claro a importância das nossas instituições como a AMURC, pela representação política e estratégica tendo a formação dos Consórcios como instrumento de execução das políticas públicas necessárias para o bem comum dos municípios", enfatizou o governador Rui Costa.
"A participação ativa de todas as lutas, discussões que melhorem à qualidade dos serviços ofertados pelos governos ao nosso povo, apresentar propostas de formação do consórcio de saúde, e também a formação do consórcio de infraestrutura, são necessidades de todos os municípios regionais, hoje o governo do estado é conhecedor das demandas existentes nos municípios da nossa região", afirmou o vice prefeito de Barro Preto, José Mariano. 
"Encaminhamos ao Governador propostas estratégicas, de caráter técnico e de investimento estruturante regional. 
Agora façamos a nossa parte de cobrarmos do governador Rui Costa as reivindicações pleiteadas. Entendendo que esse é um processo democrático, uma necessidade do nosso povo e temos essa união dos municípios como vital para fortalecimento e resolução dos problemas municipais e regionais", afirmou de forma otimista a prefeita de Barro Preto, Ana Paula.

quarta-feira, 26 de julho de 2017

BARRO PRETO: PREFEITA ANA PAULA ESTÁ EM BRASÍLIA BUSCANDO FIRMAR NOVAS PARCERIAS



A Prefeita de Barro Preto, Ana Paula, juntamente com o Secretário de Administração do município Adriano Clementino, mais uma vez, estão em Brasília, destravando programas, visitando ministérios e secretarias, firmando interesse em novas parcerias e principalmente buscando recursos.

Nesta terça-feira (25), a prefeita visitou o Ministério da Saúde e verificou que o projeto para modernização da unidade básica de saúde e unidades de saúde da família, está aprovado, o recurso está empenhado, só aguardando a liberação do mesmo que é de R$ 186.780,00, valor que será investido na compra de novos freezers e geladeiras, macas, computadores para as unidades de saúde do município. Esse recurso para saúde é fruto de uma emenda do deputado Lúcio Vieira Lima.
Nesta quarta-feira (26), a prefeita e o secretário se deslocaram mais uma vez para o Ministério da Saúde, verificando o andamento da solicitação junto ao Programa Mais Médicos onde foram solicitados mais dois médicos para atuarem nos outros Psf 's do município, participaram da audiência pública de saúde e estiveram no Ministério das Cidades buscando informações sobre o "Cartão Reforma", que será lançado pelo Governo Federal, onde infelizmente, na primeira etapa serão atendidos apenas municípios com mais de 50 mil habitantes.
Além de todas essas atividades a prefeita Ana Paula e o Secretário Adriano se reuniu com o Presidente do FNDE, Sílvio de Sousa Pinheiro, tratando da regularização nos convênios dos projetos da quadra poliesportiva e da escola do Bonfinzão, convênios que tiveram os recursos liberados pelo governo federal e a gestão anterior "torrou" todo o recurso e as obras estão inacabadas e sem a mínima condição de utilização pela comunidade.
"Nossa luta é grande para melhorar as condições de vida do nosso povo, as pessoas acham que tudo é fácil e que a prefeitura tem muito dinheiro, infelizmente em 7 meses estamos enfrentando um desafio novo a cada dia e vamos com muito trabalho e dedicação realizar, construir, melhorar. Não vamos desistir, tenho vindo à Brasília, ido à Salvador batendo na porta de todos àqueles que quiserem ajudar a construir juntos uma Barro Preto melhor de se viver", afirmou a prefeita Ana Paula.    

terça-feira, 25 de julho de 2017

MODAKA: CHOCOLATE GOURMET PRODUZIDO EM BARRO PRETO NO FESTIVAL INTERNACIONAL DO CHOCOLATE


A região cacaueira baiana produziu cerca de 106 toneladas de amêndoa de cacau na safra 2015-2016, ajudando a alimentar uma cadeia produtiva que movimenta R$ 12 bilhões. Os números são da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). Só para se ter uma ideia, o Brasil é o terceiro maior consumidor de chocolate do mundo e o quinto produtor do planeta. 

A seca nas últimas duas safras prejudicou a produção por aqui, mas a região cacaueira baiana ainda é responsável por cerca de 60% do fruto produzido em todo território nacional. Principal produto agrícola do Sul da Bahia, o fruto é a estrela da nona edição do Chocolat Bahia - Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que termina hoje e, por quatro dias, discutiu o futuro dessa indústria no Centro de Convenções de Ilhéus.
“Temos o maior evento profissional dessa área reunindo consumidores, especialistas e produtores, uma oportunidade para discutir a industrialização, a verticalização da produção e, consequentemente, a melhoria da qualidade das amêndoas de cacau selecionado e produto final elaborado”, pontua Marco Lessa, idealizador do projeto e organizador do evento.
CACAU CABRUCA

Dono da marca Modaka, Fernando Botelho é produtor de cacau, cultivado na Fazenda São José, localizada no município de Barro Preto, Bahia. Denominada cidade CACAU CABRUCA, Barro Preto é a segunda cidade mais preservacionista do Brasil e a primeira da Bahia, segundo a SOS Mata Atlântica.

A Fazenda São José é um verdadeiro santuário ecológico. Abriga um rico patrimônio ambiental, possuindo diversas nascentes e mais de 4.000 árvores nativas e exóticas, que convivem com as plantações de cacau no tradicional sistema de produção CABRUCA.
O nosso cacau tem predominância dos grupos Forasteiro (pará, parazinho e maranhão) e Trinitário, obtidos do cruzamento entre os Crioulos e Forasteiros, produzindo um chocolate com notas frutadas e amadeiradas.
O processo de beneficiamento do cacau envolve a colheita, quebra, fermentação em coxos de madeira com revolvimento constante, secagem ao sol em barcaças, limpeza e seleção das amêndoas gourmet. Tudo sob a rigorosa supervisão da família Viana Lima.
Posteriormente, as amêndoas selecionadas são encaminhadas à fábrica Modaka, onde tem início a alquimia do chocolate. Lá, as amêndoas passarão por novas etapas de beneficiamento a baixas temperaturas, para preservar o seu sabor, aroma e propriedades medicinais.
“O chocolate de origem, ou de verdade, tem uma qualidade superior. Sua produção parte de 35% de cacau, há uma preocupação com todas as etapas pós-colheita do fruto, com a preservação ambiental, no manejo da cabruca, que preserva a Mata Atlântica. Existe toda uma preocupação que o produtor que vende para a grande indústria não tem. Ele acaba pulando etapas porque o valor pago não compensa”, explica Botelho.
Diferenciado
O mercado de chocolate de origem ainda é muito pequeno. Os dados variam, mas, ainda não passam de 1% da produção nacional, mas isso não impede que essa indústria, formada por pequenas e médias empresas, continue crescendo. Só para se ter uma ideia, 30 marcas de chocolate de origem do Sul da Bahia e Amazônia participam com estandes do festival este ano, cinco delas estreando no evento, inclusive.
“O  cacau comum é produzido em 2, 3 dias. Nós levamos quase 30 dias, entre colher, deixar os frutos maturarem, secar na barcaça, selecionar tamanhos. É um processo rigoroso, inclusive na lavoura, onde utilizamos um  manejo orgânico e biodinâmico”, explica.

Regulamentação
Caso seja aprovado, o projeto de lei (PLS 93/2015) de autoria da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) deve mudar a forma como o brasileiro consome chocolate e aproximar a qualidade do comum com o de origem. O texto não só define o percentual mínimo de 35% de cacau para que um produto seja considerado chocolate como prevê, ainda, que o teor deva constar do rótulo. Atualmente, produtos autodenominados “chocolates” não obedecem às especificações técnicas, como o percentual mínimo de 25% de cacau determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

segunda-feira, 24 de julho de 2017

BARROPRETENSE TEM ARTIGO PUBLICADO EM REVISTA INTERNACIONAL


Ingressar na pesquisa científica com o sonho de se tornar um grande pesquisador e publicar artigos em revistas internacionais é o sonho de muitos estudantes. Foi o caso do bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, George Lima, estudante de Engenharia Química da Uesc, que teve seu artigo publicado em uma revista internacional. Natural de Barro Preto, o jovem pesquisador conta que desde pequeno sempre se interessou pelas áreas biológicas e exatas, pela curiosidade e dedicação nas disciplinas da formação básica. Segundo George, o trabalho buscou uma alternativa sustentável para o emprego de rejeitos na produção de enzimas. “Anualmente, no Brasil, milhões de toneladas de rejeitos agroindustriais são descartados de maneira irregular". O artigo também é assinado por Nadabe dos Santos Reis, Tatielle Pereira Silva, Marcio Luiz Oliveira Ferreira, Elizama Aguiar-Oliveira e Julieta Rangel de Oliveira, além do orientador Professor Dr. Marcelo Franco.

BARRO PRETO: GINÁSIO DE ESPORTES E ESTÁDIO SÃO INTERDITADOS, FRUTOS DO DESCASO DA GESTÃO ANTERIOR

Ginásio passa por reforma. O ginásio de esportes de Barro Preto que um dia viveu momentos gloriosos, encontra-se em estado deplorável, fruto da gestão medíocre que administrou o município entre os anos de 2013 a 2016. Apesar do abandono que encontrou a cidade, a prefeita Ana Paula, tem redobrado esforços para reativar o ginásio e devolver à comunidade, mas, por conta das chuvas que caem na região nos últimos dias, o equipamento esportivo precisou ser interditado para receber melhorias na infraestrutura.
Teto com goteiras também passa com reforma. “No início de minha gestão tentamos fazer alguns ajustes para que a população, principalmente os desportistas, não ficassem com suas atividades paradas, mas, infelizmente, a coisa ficou gravíssima e, por isso, tivemos que fazer a intervenção, e agora, estamos iniciando o trabalho de recuperação“, explicou, Ana Paula, gestora do município. 
Além do ginásio, a prefeitura de Barro Preto precisou interditar o estádio, devido ao grande volume de água da chuva que encharca a grama impossibilita o seu uso. “Estamos com uma equipe pronta para em breve começar o trabalho de recuperação da drenagem e melhoramentos no gramado“, justificou, a prefeita Ana Paula. 

domingo, 23 de julho de 2017

BARRO PRETO: PREFEITURA DISTRIBUI A CESTA DA GENTE PARA FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA


Na manhã da última sexta-feira(20), a Prefeitura de Barro Preto por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou mais uma vez a distribuição de 150 cestas de alimentos intitulada "CESTA DA GENTE" para famílias de baixa renda do município.

Dona Eliene dos Santos, disse que é muito gratificante,”vivo com o dinheiro do Bolsa Família, é uma benção essa cesta”.
Para o morador da cidade, seu Rildo Marques, a cesta chegou numa boa hora, “realmente estávamos precisando”, afirma.
Sorridente dona Ana de Assis disse estar muito feliz, ”pra mim é um presente, que vai nos ajudar muito, acredito que está todo mundo feliz”, concluiu.
A distribuição de alimentos através da Prefeitura de Barro Preto à famílias de baixa renda do município está prevista na lei de benefícios eventuais número 496 de 04 de maio 2017 na seção IV artigos 15, 16, 17 e 18, aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores do município e sancionada pela prefeita de Barro Preto, Ana Paula.
"Essa já é a 3ª edição da distribuição da CESTA DA GENTE, esse amparo social dá ao nosso povo a tranquilidade e segurança alimentar que necessitam, melhorando a qualidade vida dessas famílias e apesar dos recursos cada vez menores, vamos continuar dando o amparo e atenção necessárias a nossa gente",  afirma a prefeita de Barro Preto, Ana Paula.




SUL DA BAHIA: PRODUTORES RURAIS RECUPERAM NASCENTES DE RIOS

Resultado de imagem para produtores replantam floresta no sul da bahia
Produtores rurais de propriedades pequenas do sul da Bahia decidiram se unir em um projeto ecológico que está funcionando bem. Um sítio com menos de um hectare de mata preservada, uma nascente em recuperação e um cheque da prefeitura para retribuir o cuidado com a natureza.

“É pouco dinheiro mas pra mim é importante porque eu estou aprendendo a preservar”, disse o agricultor Valdemar de Souza. O benefício, pago como serviços ambientais, virou lei no município de Ibirapitanga, sul da Bahia. Em 2017, R$ 90 mil serão distribuídos entre os produtores.
“A base de tudo é a floresta. Quanto mais o produtor tiver, mais o recurso que ele vai receber é maior”, disse o secretário de Agricultura, Antônio Almeida.
Foi o que fez dona Maria para merecer pouco mais de R$ 700. Há dez anos ela produz frutas sem derrubar uma árvore. “Se tivesse derrubado a floresta hoje eu não tava recebendo esse real, né? Chegou numa hora boa, graças a Deus”, contou a agricultura Maria Senhorinha Souza.
O incentivo aos pequenos produtores rurais é para evitar a seca na bacia do Rio Oricó, responsável pelo abastecimento de 80 mil pessoas. Cortes ilegais de madeira, queimadas, já reduziram a vazão e atingiram as nascentes.

Resultado de imagem para produtores replantam floresta no sul da bahia
Na região do sul da Bahia existem mais de 1.600 nascentes. Pelo menos 400 já foram destruídas pelo desmatamento, nascentes onde a água brotava e corria forte para ajudar a alimentar o Rio Oricó. Em apenas dois anos secou completamente.
É no viveiro de uma ONG que dá o suporte técnico do reflorestamento que são produzidas as mudas plantadas nas nascentes destruídas.
“Agora entre julho e agosto nós concluiremos uma restauração de 80 nascentes”, explicou o agrônomo Volney Lima Oliveira
Os produtores não pagam nada pelas mudas; 200 hectares de floresta já foram replantados em cinco municípios.
Uma nascente há cinco anos estava quase morta, cercada de pastos e sem árvores. O espelho d’água só se formava quando chovia. Hoje dá até para pescar e a floresta cresce bonita onde era pasto.
A alegria de Marivaldo é ver de volta a cachoeira que fica dentro da roça dele. Com a recuperação da nascente até a produção de cacau melhorou. Sem falar do sorriso.
“Já tô contratando trabalhador pra trabalhar comigo aqui. Pra gente dar muita risada aqui. Deu até pra botar uma listrinha de prata aqui no dente pra ficar mais bonito”, brincou Marivaldo dos Santos.