COMO VOCÊ AVALIA O PRIMEIRO ANO DO GOVERNO DE ANA PAULA???

sábado, 26 de agosto de 2017

TEIXEIRA DE FREITAS: PREFEITURA ANUNCIA DEMISSÃO DE 400 SERVIDORES


A prefeitura do município de Teixeira de Freitas, vai demitir 400 servidores municipais a partir de 1º de setembro, com a justificativa de contenção de gastos. O anúncio foi feito na quinta-feira (24), mas os servidores ainda não foram notificados.

“O país passa por um momento difícil economicamente e nossa cidade não fica atrás. Vamos fazer isso para que nós possamos dar uma enxugada na máquina e pagar salários em dia”, argumenta um secretário. Entre os funcionários demitidos, estão cargos como motorista, vigilante, garis, auxiliar administrativo, cargos comissionados, além de auxiliar de enfermagem e até mesmo professores. Mesmo com essas demissões, o número de funcionários comissionados na prefeitura ainda continuará alto.  Além da economia, a demissão desses comissionados também foi motivada pela exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal que, não permite as prefeituras gastarem mais de 52% da receita corrente líquida com a folha dos servidores.
Um funcionário ligado a Prefeitura fez questão de ressaltar que, apesar das demissões, a qualidade nos serviços oferecidos a população será mantida. Questionado se isso significa que a prefeitura estava com excesso de funcionários, disse que não. “Nos serviços que tinha três funcionários, será mantido, um, dois … Houve um aumento nos serviços oferecidos a população, por isso houve a necessidade de contratações”, declarou.

BARRO PRETO: CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE E DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPEROU EXPECTATIVAS


Aconteceu nesta sexta-feira (25), na cidade de Barro Preto, a 1ª Conferência Municipal de “Vigilância em Saúde, tendo como tema: Direito, Conquista e Defesa de um SUS Público de Qualidade”, simultaneamente, com a IV Conferência Municipal de Saúde, com o tema: “O SUS e o papel do cidadão”, no auditório do CRAS, situado à Rua José Alberto Costa da Silva, em Barro Preto – Ba. 

A 1ª Conferência Municipal da Vigilância em Saúde de Barro Preto, teve como direcionamento principal a elaboração de um diagnóstico coletivo da saúde do município e a construção das diretrizes para a Política Municipal de Saúde para o quadriênio 2018 a 2021. 
Para a Conselheira Conceição Barbosa Oliveira, atual Presidente do Conselho Municipal de Saúde, a grande participação da sociedade civil organizada, nos alegrou e nos motiva a cada vez mais buscarmos novas parcerias para fortalecer a saúde pública no nosso município, além da sociedade organizada, dos gestores e dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Barro Preto, que propiciaram um debate muito importante sobre às atuais reformulações na Política Nacional de Atenção Básica adotadas pelo Governo Federal.

Para Prefeita Ana Paula Silva Simões, “toda reflexão e debate sobre a gestão pública, e nesse caso particular, a revisão e discussão nas mudanças nos marcos regulatórios dos gastos públicos, principalmente, com relação ao aumento da redução de investimentos do SUS na saúde municipal, devem ser sempre objeto de atenção, tanto do gestor quanto da sociedade”. 

A Secretária Municipal de Saúde, Izabella Costa, agradeceu a grande participação da sociedade civil organizada de secretários municipais, vereadores, do vice-prefeito José Mariano, do Pe. Zezinho (pároco da Igreja de Nossa Senhora da Conceição), e de todas as autoridades presentes, dos chefes de setor e servidores da saúde no município, técnicos estaduais e municipais e complementou sua fala mostrando a importância da conferência de saúde para alavancar as ações no presente e planejar bem o futuro da saúde do municipal.
A enfermeira Alessandra Borges, Mestra em Saúde Coletiva e Pós-graduada em Gestão de Serviços Hospitalares e Gestão em Saúde Coletiva proferiu uma importante palestra sobre o tema principal, onde pode pontuar os objetivos da conferência, defender a necessidade da discussão através da comunidade para assim, o município poder investir bem os recursos, melhorando a qualidade e ampliando os serviços oferecidos na saúde pública.
Esta conferência foi convocada pelo Ministério da Saúde, em 2016, sendo disciplinada pela Resolução CNS nº 535, de 19 de agosto de 2016, tendo como eixo central as discussões sobre a Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito de Proteção e Promoção da Saúde do povo Brasileiro.
O resultado dos encontros demonstrará as necessidades relacionadas à área de saúde de cada Município e servirá de base para que seja avaliada a situação e as diretrizes a serem adotadas. Os trabalhos vão contribuir para a formulação da política de saúde e a construção do Plano Municipal de Saúde (PMS), para os planos e metas estaduais, que por sua vez serão base para o plano e as metas nacionais.

A partir da aprovação do novo modelo de repasse de recurso do Sistema Único de Saúde (SUS), pactuado este ano, os repasses se darão unicamente baseado no Plano Municipal de Saúde. Assim, fica ainda mais relevante a realização desse planejamento, feito de forma ascendente com a participação do controle social e isso se dá, principalmente, a partir de uma Conferência Municipal bem feita.
A Barro Preto FM, através do repórter Élcio Santos, deu ampla cobertura através de flashes ao vivo informando em tempo real todos os acontecimentos da 4ª Conferência Municipal de Saúde.



quinta-feira, 24 de agosto de 2017

BARRO PRETO: REUNIÃO ENTRE PREFEITURA E COELBA DISCUTE MELHORIAS NA REDE ELÉTRICA DO MUNICÍPIO


Na tarde desta quinta feira (24), foi realizada uma importante reunião entre diretores executivos da empresa COELBA, a prefeita de Barro Preto, Ana Paula o Secretário de Administração Municipal Adriano Clementino e o Procurador do Município Dr. Marcelo.

A reunião tratou sobre responsabilidades atribuídas à COELBA na qualidade dos serviços ofertados à comunidade barropretense, como: tratamento da rede elétrica, manutenção e substituição de material deteriorado com a ação do tempo, e outras atribuídas à concessionária, além do cuidado adequado com a rede objetivando evitar as constantes interrupções e quedas na oferta de energia que tem acontecido diariamente no município, acarretando diversos prejuízos aos usuários.
Durante a reunião, os representantes da concessionária se comprometeram a dar o suporte necessário para recondicionar toda a rede elétrica ultrapassada, sanando as interrupções o mais rápido possível. 
Vale lembrar, que, por iniciativa do BP NEWS, da Barro Preto FM em parceria com a Prefeitura Municipal, foram coletadas milhares de assinaturas, que seriam entregues ao MP-BA. Em face disso, a COELBA solicitou uma reunião de urgência se comprometendo a reparar os serviços. 
O encontro teve também, o objetivo de estreitar as relações entre a Prefeitura e a COELBA, para que o Poder Público Municipal possa ter conhecimento sobre a situação que o município se encontra e exigir da COELBA a oferta dos serviços de melhor qualidade à população.
O BP NEWS e a Barro Preto FM estão ao lado da população aguardando as melhorias prometidas, caso não aconteçam no prazo estabelecido vamos buscar a intervenção do MP-BA.

terça-feira, 22 de agosto de 2017

UBAITABA: MORRE O PAI DO VEREADOR ALAIN ANDRADE

Descanse em paz, José Carlos.
É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do senhor José Carlos da Silva Rocha, 78 anos, ocorrido por volta das 18h30, desta terça-feira (22), ao dar entrada no Hospital Regional de Ilhéus. José Carlos é pai do vereador Alain Andrade e sogro da secretária municipal de saúde, Izabella Costa, ambos na cidade de Barro Preto. 

Segundo o vereador Alain Andrade, seu pai era diabético, quando por volta do meio-dia, apresentou quadro de hemorragia seguido de vômitos. Antes de dar entrada no Regional, seu pai foi levado para os hospitais de Base e São Lucas, em Itabuna, porém não encontrou vaga.  
O corpo será velado no Saf da cidade de Ubaitaba, e o sepultamento ocorrerá às 16hs, desta quarta-feira, (23), no Cemitério Municipal de Ubaitaba.  
O BP NEWS se solidariza à família enlutada, neste momento de profundo pesar pela perda irreparável deste ente tão querido.