COMO VOCÊ AVALIA O PRIMEIRO ANO DO GOVERNO DE ANA PAULA???

sábado, 26 de agosto de 2017

BARRO PRETO: CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE E DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPEROU EXPECTATIVAS


Aconteceu nesta sexta-feira (25), na cidade de Barro Preto, a 1ª Conferência Municipal de “Vigilância em Saúde, tendo como tema: Direito, Conquista e Defesa de um SUS Público de Qualidade”, simultaneamente, com a IV Conferência Municipal de Saúde, com o tema: “O SUS e o papel do cidadão”, no auditório do CRAS, situado à Rua José Alberto Costa da Silva, em Barro Preto – Ba. 

A 1ª Conferência Municipal da Vigilância em Saúde de Barro Preto, teve como direcionamento principal a elaboração de um diagnóstico coletivo da saúde do município e a construção das diretrizes para a Política Municipal de Saúde para o quadriênio 2018 a 2021. 
Para a Conselheira Conceição Barbosa Oliveira, atual Presidente do Conselho Municipal de Saúde, a grande participação da sociedade civil organizada, nos alegrou e nos motiva a cada vez mais buscarmos novas parcerias para fortalecer a saúde pública no nosso município, além da sociedade organizada, dos gestores e dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Barro Preto, que propiciaram um debate muito importante sobre às atuais reformulações na Política Nacional de Atenção Básica adotadas pelo Governo Federal.

Para Prefeita Ana Paula Silva Simões, “toda reflexão e debate sobre a gestão pública, e nesse caso particular, a revisão e discussão nas mudanças nos marcos regulatórios dos gastos públicos, principalmente, com relação ao aumento da redução de investimentos do SUS na saúde municipal, devem ser sempre objeto de atenção, tanto do gestor quanto da sociedade”. 

A Secretária Municipal de Saúde, Izabella Costa, agradeceu a grande participação da sociedade civil organizada de secretários municipais, vereadores, do vice-prefeito José Mariano, do Pe. Zezinho (pároco da Igreja de Nossa Senhora da Conceição), e de todas as autoridades presentes, dos chefes de setor e servidores da saúde no município, técnicos estaduais e municipais e complementou sua fala mostrando a importância da conferência de saúde para alavancar as ações no presente e planejar bem o futuro da saúde do municipal.
A enfermeira Alessandra Borges, Mestra em Saúde Coletiva e Pós-graduada em Gestão de Serviços Hospitalares e Gestão em Saúde Coletiva proferiu uma importante palestra sobre o tema principal, onde pode pontuar os objetivos da conferência, defender a necessidade da discussão através da comunidade para assim, o município poder investir bem os recursos, melhorando a qualidade e ampliando os serviços oferecidos na saúde pública.
Esta conferência foi convocada pelo Ministério da Saúde, em 2016, sendo disciplinada pela Resolução CNS nº 535, de 19 de agosto de 2016, tendo como eixo central as discussões sobre a Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito de Proteção e Promoção da Saúde do povo Brasileiro.
O resultado dos encontros demonstrará as necessidades relacionadas à área de saúde de cada Município e servirá de base para que seja avaliada a situação e as diretrizes a serem adotadas. Os trabalhos vão contribuir para a formulação da política de saúde e a construção do Plano Municipal de Saúde (PMS), para os planos e metas estaduais, que por sua vez serão base para o plano e as metas nacionais.

A partir da aprovação do novo modelo de repasse de recurso do Sistema Único de Saúde (SUS), pactuado este ano, os repasses se darão unicamente baseado no Plano Municipal de Saúde. Assim, fica ainda mais relevante a realização desse planejamento, feito de forma ascendente com a participação do controle social e isso se dá, principalmente, a partir de uma Conferência Municipal bem feita.
A Barro Preto FM, através do repórter Élcio Santos, deu ampla cobertura através de flashes ao vivo informando em tempo real todos os acontecimentos da 4ª Conferência Municipal de Saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO.