COMO VOCÊ AVALIA O PRIMEIRO ANO DO GOVERNO DE ANA PAULA???

domingo, 23 de julho de 2017

SUL DA BAHIA: PRODUTORES RURAIS RECUPERAM NASCENTES DE RIOS

Resultado de imagem para produtores replantam floresta no sul da bahia
Produtores rurais de propriedades pequenas do sul da Bahia decidiram se unir em um projeto ecológico que está funcionando bem. Um sítio com menos de um hectare de mata preservada, uma nascente em recuperação e um cheque da prefeitura para retribuir o cuidado com a natureza.

“É pouco dinheiro mas pra mim é importante porque eu estou aprendendo a preservar”, disse o agricultor Valdemar de Souza. O benefício, pago como serviços ambientais, virou lei no município de Ibirapitanga, sul da Bahia. Em 2017, R$ 90 mil serão distribuídos entre os produtores.
“A base de tudo é a floresta. Quanto mais o produtor tiver, mais o recurso que ele vai receber é maior”, disse o secretário de Agricultura, Antônio Almeida.
Foi o que fez dona Maria para merecer pouco mais de R$ 700. Há dez anos ela produz frutas sem derrubar uma árvore. “Se tivesse derrubado a floresta hoje eu não tava recebendo esse real, né? Chegou numa hora boa, graças a Deus”, contou a agricultura Maria Senhorinha Souza.
O incentivo aos pequenos produtores rurais é para evitar a seca na bacia do Rio Oricó, responsável pelo abastecimento de 80 mil pessoas. Cortes ilegais de madeira, queimadas, já reduziram a vazão e atingiram as nascentes.

Resultado de imagem para produtores replantam floresta no sul da bahia
Na região do sul da Bahia existem mais de 1.600 nascentes. Pelo menos 400 já foram destruídas pelo desmatamento, nascentes onde a água brotava e corria forte para ajudar a alimentar o Rio Oricó. Em apenas dois anos secou completamente.
É no viveiro de uma ONG que dá o suporte técnico do reflorestamento que são produzidas as mudas plantadas nas nascentes destruídas.
“Agora entre julho e agosto nós concluiremos uma restauração de 80 nascentes”, explicou o agrônomo Volney Lima Oliveira
Os produtores não pagam nada pelas mudas; 200 hectares de floresta já foram replantados em cinco municípios.
Uma nascente há cinco anos estava quase morta, cercada de pastos e sem árvores. O espelho d’água só se formava quando chovia. Hoje dá até para pescar e a floresta cresce bonita onde era pasto.
A alegria de Marivaldo é ver de volta a cachoeira que fica dentro da roça dele. Com a recuperação da nascente até a produção de cacau melhorou. Sem falar do sorriso.
“Já tô contratando trabalhador pra trabalhar comigo aqui. Pra gente dar muita risada aqui. Deu até pra botar uma listrinha de prata aqui no dente pra ficar mais bonito”, brincou Marivaldo dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO.