COMO VOCÊ AVALIA O PRIMEIRO ANO DO GOVERNO DE ANA PAULA???

terça-feira, 19 de setembro de 2017

CRISE RESTRINGE ACESSO DE BAIANOS A FINANCIAMENTO

BNDES aponta queda de 60% dos desembolsos do seu cartão este ano - Foto: Paulo Vitor | Estadão Conteúdo
O  micro ou pequeno empreendedor baiano que estiver pensando em tocar um novo projeto na empresa, contando com dinheiro de empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pode encontrar dificuldades para obter o financiamento via bancos que tradicionalmente fazem o repasse dos recursos. Diante da crise e do consequente aumento da inadimplência, as instituições financeiras vêm ampliando as exigências para liberação de crédito, principalmente no caso das linhas do cartão BNDES, de juros mais baixos.

É o que alega o BNDES entre os motivos apontados, além do próprio efeito crise, para a queda de 60% dos desembolsos do cartão BNDES para micro, pequenas e médias empresas, somente nos cinco primeiros meses do ano. De R$ 2,84 bilhões caiu para R$ 1,15 bilhão em todo o país. Os bancos estariam evitando liberar recursos do BNDES para não arcar com os riscos da operação, já que o BNDES, como fonte de recursos, não dá garantias aos agentes de repasse para os prejuízos em caso de calote.
Resultado: ao procurar um banco, o empreendedor acaba sendo estimulado a pegar linhas com taxas mais altas, diretamente oferecidas pelas instituições. No contra-ataque, o banco estatal até lançou um novo sistema de aprovação automática de operações do banco, chamado de BNDES Online. "A plataforma conecta os processos automatizados dos agentes financeiros aos do BNDES, proporcionando às operações indiretas ganhos de eficiência, celeridade e segurança", afirma a instituição, em seu site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO.