COMO VOCÊ AVALIA O PRIMEIRO ANO DO GOVERNO DE ANA PAULA???

quarta-feira, 22 de março de 2017

COM CRISE, ECONOMIA INFORMAL PARA DE "ENCOLHER" PELA 1ª VEZ


     Com crise, economia informal para de

     'encolher' pela 1ª vez, mostra estudo







Pela primeira vez em 12 anos – desde que a pesquisa é realizada – o tamanho da economia informal em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) parou de encolher este ano.Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO), em conjunto com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE), por meio do Índice de Economia Subterrânea (IES), a fatia da produção de bens e serviços não reportada ao governo deve alcançar a marca de R$ 932 bilhões este ano.O valor representa o equivalente a 16,1% do PIB brasileiro – percentual idêntico ao registrado em 2014.

“Muito além do que um indicador, o número apresenta uma tendência do mercado. A previsão para os próximos anos é de uma mudança no cenário com crescimento do mercado informal. Indicadores como o aumento da inflação e do desemprego e a dificuldade de acesso ao crédito prejudicam a redução deste mercado”, aponta, em nota, o pesquisador da FGV Samuel Pessoa.

Desde o início da pesquisa, a economia informal caiu 4,9 pontos percentuais em relação ao PIB – em 2003, ela representava 21% do total da economia. Mas de 2012 a 2014 essa queda começou a perder força, "consequência direta do recuo acentuado no número das contratações formais pela indústria e do crescimento no setor de serviços, que tem níveis de informalidade maiores do que a indústria", diz o estudo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO.