COMO VOCÊ AVALIA O PRIMEIRO ANO DO GOVERNO DE ANA PAULA???

terça-feira, 21 de março de 2017

AGRONEGÓCIO

Matopiba projeta retomada após boa safra de soja


Piauí  – Enquanto acompanha a colheita de soja na extensa fazenda situada na região da Serra do Quilombo, no Piauí, o agricultor Fernando Fritzen faz as contas dos lucros da safra 2016/17, que marca o início de uma recuperação após perdas consideráveis pela seca na última temporada.
Projetando dobrar sua produtividade média ante 2015/16, para cerca de 60 sacas por hectare, Fritzen avalia que este ano será mais para colocar os negócios da Fazenda Alvorada “em dia”, para depois retomar investimentos e expansões, uma característica do Matopiba, fronteira agrícola de alta tecnologia situada nos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
“Em 2018, vamos voltar a investir novamente, graças a essa safra que estamos colhendo”, afirmou Fritzen à Reuters, enquanto várias de suas nove colheitadeiras percorriam rapidamente talhões de soja da propriedade.
Fritzen, gaúcho de Humaitá, o mais novo de três irmãos, chegou ao Piauí aos 14 anos em 2002.
Hoje ele cuida da parte operacional da fazenda juntamente com a família, que atua também no transporte de grãos, com dez caminhões, e na pecuária, com foco em cria de bovinos.
“Não fosse a seca (do ano passado), já estaríamos plantando em 100 por cento da área permitida, e já estaríamos com 20 caminhões na transportadora…”, revelou ele, que cultiva atualmente 19 mil hectares, a maioria soja, em uma área de 24 mil hectares com autorização legal para ser incorporada à atividade.
Desde que a família se estabeleceu na região do município de Gilbués, no sul piauiense, há cerca de 15 anos, o agricultor disse ter visto apenas duas safras ruins na região, que recebe maiores volumes de chuva do que outras áreas do Estado, conhecido pela escassez hídrica.
Por isso a confiança de retomar os investimentos nos próximos anos, após a família Fritzen ter conseguido renegociar os compromissos financeiros decorrentes da severa quebra de safra.
A Serra do Quilombo, onde está a Alvorada, em um chapadão que a vista não alcança o fim, a cerca de 600 metros de altitude, conta com mais de 100 mil hectares ocupados por agricultores, que deverão seguir na atividade apesar das dificuldades dos últimos anos, disse Fritzen.
O potencial da região poderia ser otimizado, continuou o produtor, se o governo estadual investisse para acelerar o asfaltamento completo da chamada Transcerrado, rodovia que passa ao lado da Alvorada com destino a Uruçui (PI), ou mesmo se desse soluções para questões mais triviais como a emissão de notas fiscais, cujo sistema fica fora do ar de forma recorrente, atrasando o transporte das cargas de soja e milho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO.