COMO VOCÊ AVALIA O PRIMEIRO ANO DO GOVERNO DE ANA PAULA???

segunda-feira, 5 de junho de 2017

QUEM PRESERVA O MEIO AMBIENTE?

Resultado de imagem para QUEM PRESERVA O meio ambiente NA BAHIAMuitas vezes nos fazemos essa pergunta, cuidar da terra, preservar as matas, sustentar o meio que vivemos, viver. De quem é realmente a obrigação em preservar o meio ambiente em nossa cidade, no nosso estado, no nosso país e no planeta??? O que eu tenho feito para que essa preservação esteja viva em minha vida? Tenho esperado apenas pelos governos ou deve partir primeiro de pequenas ações e atitudes, minha, na minha casa, no meu pequeno convívio familiar. Plantar uma árvore resolve o problema ou seria um conjunto de fatores que fazem a grande diferença? Todas essas perguntas com certeza pairam nos nossos pensamentos e nos interrogam a cada instante. Não adianta transferir o problema para o meu vizinho ou esperar pelos nossos governantes, preservar o meio ambiente é um dever meu e seu e deve-se ser uma cultura viva em nosso eu. Preservar o meio ambiente é cuidar do nosso futuro ou será que conseguimos viver sem água e ar? De certeza, sem estes elementos, que são a essência da vida não conseguiríamos viver. Da mesma forma que as florestas com toda a fauna e flora fazem parte desse grande conjunto de vida que estamos inseridos.  
Dados recentes, compilados pela unidade de Monitoramento por Satélite da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), indicam justamente o contrário da versão habitualmente difundida.
Resultado de imagem para barro preto bahia fotosA fatia de terras preservadas em propriedades rurais por agricultores é maior do que todas as reservas indígenas e unidades de conservação juntas, indica a Embrapa. No Brasil, as terras de preservação permanente, sejam as de reserva legal ou de vegetação excedente, em 309,4 mil imóveis rurais totalizam 3,8 milhões de hectares, correspondentes a cerca de 22% da área rural. 
Mas somos sabedores que tudo isso é muito pouco e que grande parte do desmatamento vêm da sanha humana em produzir mais e mais, tendo como base a destruição sem dó das matas, rios e consequentemente da vida. Aqui em nossa região foi divulgado na semana passada um dado estarrecedor, o desmatamento da mata atlântica cresceu 60% em apenas um ano. Há pouco assistimos o desembarque dos EUA do acordo de Paris. Como contribuição ao acordo, o Brasil se comprometeu a reduzir 37% de suas emissões até 2025 e 43% até 2030, com base nos valores de 2005. Além disso assumiu zerar o desmatamento ilegal da Amazônia. 
Resultado de imagem para meio ambiente  No entanto, o problema, que parecia sob controle quando o governo anunciou seus planos, por incompetência ou inoperância voltou a crescer nos últimos dois anos. Com isso, as emissões de gases estufa também subiram. Enfim, preservar, conservar, cuidar da terra de onde brota o alimento, sustentar o meio ambiente é cuidar da vida, das nossas vidas, é papel meu e seu é responsabilidade de todos.

Da Redação
BP NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO.