COMO VOCÊ AVALIA O PRIMEIRO ANO DO GOVERNO DE ANA PAULA???

domingo, 30 de abril de 2017

BRASILEIRO ESTÁ MAIS OBESO

Resultado de imagem para BRASILEIRO ESTÁ MAIS OBESO
Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que o brasileiro está mais obeso, hipertenso e diabético. A prevalência da obesidade passou de 11,8%, em 2006, para 18,9%, em 2016, atingindo quase um em cada cinco adultos no país. O excesso de peso também cresceu e já é presente em mais da metade da população residente em capitais.

Ainda de acordo com o levantamento, o Rio de Janeiro lidera os casos de hipertensão e diabetes. Os dados são da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) feita com 53.210 pessoas maiores de 18 anos.
"Não é uma surpresa. O aumento da obesidade está ligado à ingestão de alimentos ultraprocessados, com muito açúcar, excesso de carboidratos e fast food. Esses hábitos acontecem, sobretudo, em populações mais pobres. As medidas de prevenção têm que chegar às escolas públicas, estimulando consumo de produtos saudáveis", diz Ricardo Mourilhe, presidente da Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro.
Ele acrescenta que, por conta das complicações dessas doenças, como o enfarte e AVC, pessoas têm que se afastar do trabalho e sofrem, além das consequências para a saúde, impacto financeiro.
O endocrinologista Pedro Assed explica que a obesidade é como uma bola de neve. "Principalmente quando causa aumento de gordura no abdômen, a obesidade vira um fator de risco para o diabetes e acidente vascular encefálico, o derrame. O indivíduo obeso está mais propenso a problemas de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO.