COMO VOCÊ AVALIA O PRIMEIRO ANO DO GOVERNO DE ANA PAULA???

terça-feira, 30 de abril de 2013

O Descaso na Saúde do Brasil começa assim.


Certo dia, ouvi profissionais da saúde conversando sobre a polêmica de apenas atender emergências no hospital. Achavam certa a postura do médico em não atender pacientes com sintomas brandos, como os da gripe. Diziam que a população devia se acostumar e ir apenas e direto, para o posto de Saúde. E se espelhavam no cenário de Saúde do município vizinho mais desenvolvido.
Segundo eles, em Itabuna, o paciente tem que esperar horas, e que a enfermeira faz a triagem e decide se o médico vai atender ou não, isso quando ela vai atender o paciente. Que teve um pai desesperado reclamando do atendimento e o médico olhou para a criança enferma e não atendeu, mandou ir para o posto.
Que o colega médico do posto atende 15 pacientes, e no hospital o médico não pode atender 30. Assim, a maioria dos pacientes com outros sintomas não emergenciais devem ser encaminhados para o posto.
Mas acontece que nem sempre são atendidos, pois a ficha acabou, ou é noite, fim de semana, e o posto tá fechado.
E aí? Volta pra casa e se automedica?
O Ministério da Saúde Adverte: não tome remédio por conta própria, ao sentir os primeiro sintomas, procure um médico.
Ah! Mas o médico no hospital não atende paciente com qualquer sintoma. Tem que ser mais grave.
Em Itabuna, isso é normal! Em Salvador, isso é normal! Em Brasília, isso é normal! Nos Estados Unidos não existe o sistema SUS! É normal? É normal! Essas pessoas são educadas! Passam dificuldades de saúde educadamente. Barro Preto precisa se conscientizar e seguir o exemplo dos grandes centros. Hospital é pra emergência!
Serão esses os melhores exemplos a serem seguidos?
A grande autoridade da cidade, afirma que “gripe não é doença”. Ela é enfermeira, sabe de tudo, tá certo? Agora... Onde está o cuidado com a população? O cuidado com a prevenção? Pneumonias, Asmas, Bronquites sempre ocorre antecedidas pela gripe.
Gripe não é doença?
Tá explicado porque a saúde do Brasil não melhora. Falta médico? Falta recurso? Falta remuneração? Pode até faltar! Porém, está faltando duas coisas essenciais que talvez esses profissionais perderam assim que pegaram seus certificados e diplomas: HUMANIDADE e SOLIDARIEDADE.
“SALVAR VIDAS”. Tem no juramento! Mas, não é o mais importante! Importante é seguir regras, protocolos, burocracias, ganhar dinheiro! Sem dinheiro, nada feito! Aí, todos acham certas as regras, os protocolos, as burocracias.

E o ser humano? Que espere! Espere a morte talvez! Mas fiquem todos tranquilos, porque Gripe não é Doença, portanto não mata!

Kaike Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO.