Esta semana chama-se Santa porque nos introduz diretamente no mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Além de refletirmos sobre as nossas atitudes no dia a dia, cada um desses acontecimentos tem um conteúdo eminentemente profético e salvífico.
O fiel cristão - infelizmente, a maioria dos católicos tem outras preferências fazem banquetes no dia da morte de Jesus, viajam, curtem, vivem um simples e prazeroso "feriadão" na semana mais santa do ano.
Acompanhar os passos do Cristo e sentir de perto o que vai acontecer a nosso melhor Amigo e Salvador, procurando sentir o que Jesus sentia em seu coração ao se aproximar a Hora decisiva de glorificar o Pai. Ele viveu esses dias com mansidão e serenidade na presença do Pai. Seu coração estava inundado por uma imensa ternura para com todos os filhos e filhas de Deus dispersos é viver um pouco do sofrimento e morte do Salvador.
Na Quarta-feira, Mateus relata Cristo celebrando com os Apóstolos a festa da Páscoa judia e a traição de Judas.
Na Quinta-feira, pela manhã, é celebrada a Missa Crismal. Esta celebração, que o Bispo concelebra com os seus padres e diáconos e dentro da qual consagra o santo crisma e benze os óleos usados no Batismo e na unção dos enfermos, é a manifestação da comunhão dos presbíteros com o seu Bispo. À noite, celebra a Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés, recordamos a instituição da Eucaristia e do sacerdócio católico, bem como o mandamento do amor com que Cristo nos amou até o fim.
Na Sexta-feira - Não há Santa Missa, mas celebração da Paixão do Senhor, viva este dia em clima de silêncio e de extrema gratidão, contemplando a morte de Jesus na cruz por nosso amor.
O Sábado Santo é dia de oração silenciosa e de profunda contemplação junto ao túmulo de Jesus.
A Vigília Pascal, a mãe de todas as vigílias, na qual a Igreja espera, velando, a Ressurreição de Cristo.
Seja você testemunha autêntica da Ressurreição de Cristo. Não podemos retardar o anúncio da ressurreição. Que a alegria de Cristo ressuscitado penetre nosso ser, domine nosso pensamento, tome conta de nossos sentimentos e ações. Precisamos de gente que tenha feito experiência da ressurreição. Existe uma única prova de que Cristo tenha ressuscitado: que as pessoas vivam a Sua vida e se amem com o amor com que Ele nos ama…
Guiados pela luz do círio pascal, e ressuscitados para uma vida nova de fé, esperança e amor, sejamos testemunhas vivas da Ressurreição do Senhor Jesus.
Que a Mãe do Ressuscitado nos aponte o caminho para Jesus Cristo, nosso único Salvador.
Fonte: Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO.