COMO VOCÊ AVALIA O PRIMEIRO ANO DO GOVERNO DE ANA PAULA???

quarta-feira, 12 de abril de 2017

PROCESSOS DE ACIDENTES DE TRABALHO CRESCEM 273% NA BAHIA

Do R7
Em apenas dois anos, os processos envolvendo acidentes de trabalho na Bahia subiram 273%, de acordo com dados do TRT (Tribunal Regional do Trabalho). Em 2014 foram 1.986 ações ajuizadas, subindo para 3.618 em 2015. Já em 2016, elas totalizaram 5.437.
O desembargador Luiz Roberto Mattos, gestor regional do programa Trabalho Seguro na Bahia, comentou que esse aumento está relacionado a crise econômica.
— Observamos um considerável aumento de trabalho nas empresas, com maior risco de adoecimento e afastamentos. A crise econômica reduziu o quadro de empregados nas empresas para reduzir a folha de pagamento e a empresa poder sobreviver. Os que não foram dispensados passaram a ter uma sobrecarga de trabalho maior. E isso intensifica, em consequência, os riscos de adoecimento e acidentes de trabalho.
Para chamar a atenção da sociedade baiana para o tema, os prédios do TRT da Bahia estão iluminados em tons de verde. No mês em que se celebra o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho, comemorado na sexta (28), o movimento Abril Verde busca conscientizar e incentivar medidas de prevenção de acidentes do trabalho.
Os dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho), divulgados em 2013, informam que 2 milhões de pessoas morrem por ano por conta de doenças ocupacionais no mundo. Já o número de acidentes de trabalho fatais ao ano chegam a 321 mil.
Em outras palavras, a cada 15 segundos, um trabalhador morre por conta de uma doença relacionada ao trabalho. Os dados também colocam o Brasil no 4º lugar no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho, com mais de 700 mil registros de acidentes anualmente, dos quais quase 4 mil resultam em mortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO.